Reta Final

Dirigente do MST fala sobre a importância de vencer o medo para eleger Lula no primeiro turno

Kelli Mafort, do MST, chama atenção para a importância de não cair na armadilha do medo e em provocações e se manter nas ruas para vencer as eleições e derrotar o neo-fascismo no próximo domingo (2)
Mobilização dos trabalhadores rurais Sem Terra em Maceió (AL). Foto: MST AL

Por Solange Engelmann
Da Página do MST

A violência política tem crescido na reta final da campanha eleitoral de 2022, mas há cinco dia das eleições também tem aumentado a esperança e a alegria do povo brasileiro em ter novamente Lula (PT) na presidência do Brasil.

As últimas pesquisas mostram que as condições são favoráveis para uma vitória de Lula já no primeiro turno. O ex-presidente tem conquistado o apoio de muitas personalidades públicas, como demonstrou nesta segunda-feira (26) a Super Live “Brasil da Esperança”, realizada em São Paulo.

Mas, nessa reta final de campanha para eleger Lula, a militância também tem alguns desafios pela frente até o dia 2 de outubro. Nesse sentido, a dirigente nacional do MST, Kelli Mafort, chama atenção para a importância de não alimentar o pânico e o medo, espalhado pelo bolsonarismo, nesses dias que antecedem a votação e no dia da eleição.

Vencer o medo e espalhar a esperança

“Esse ambiente de medo, é favorável ao outro lado, ao bolsonarismo. É muito importante redobrar os cuidados nas ultimas 48 horas da votação, que tende a ser um pouco mais acirrado. Importante também ter coletivos de direitos humanos atentos para alguma eventualidade. E com muita alegria, mantendo a perspectiva de ganhar as eleições no primeiro turno. Continuar nossa tarefa, com muita certeza, convicção, tomando os cuidados necessários, mas enfrentando e derrotando o Bolsonaro, o bolsonarismo e este neo-fascismo que estamos enfrentado no nosso país”, aponta a dirigente.

Kelli explica que nesse momento é muito importante se manter nas ruas, de forma coletiva, disputando espaço na sociedade e conversando com a população sobre as propostas de Lula e dos candidatos que o apoiam. Porém, para isso, é preciso manter todos os cuidados e não cair em provações.

Kelli Mafort, da direção nacional do MST. Foto: Arquivo pessoal

“Então, a militância tem que se posicionar, ir pras ruas, erguer a bandeira, colocar suas posições políticas, lutar pelo seu direito de expressão, mas sempre, coletivamente, com os cuidados necessários. Não podemos cair nessa provocação que parte do bolsonarismo.”

Nas redes, ela também afirma que é preciso fazer a disputa e marcar posição, mas também evitar entrar em provações e procurar não dar visibilidade ao discurso bolsonarista. Dessa forma, Kelli orienta que é preciso priorizar agora a divulgação de materiais do time do Lula, como programas eleitorais de TVs que são interessantes para fazer “uma denúncia contundente”, afirma, e continua: “mas, a gente não tem que ficar compartilhando material de direita, mesmo quando seja pra criticar”.

Eleger Lula no primeiro turno

As pesquisas vinham mostrando Lula estável, porém a novidade revelada pelas pesquisas mais recentes é que ele tem ganhado mais pontos, o que aponta uma possibilidade real de vencer as eleições no primeiro turno, indica Kelli. Nesse cenário e, principalmente diante do aumento da violência política que vem ocorrendo nas redes sociais, e que já atinge várias situações concretas, de agressões físicas, ataque e mortes de pessoas que declaram apoio ao candidato do PT, bem como da eminência de um golpe, que ameaça a nossa democracia e do aumento da violência por parte do bolsonarismo em um segundo turno, a dirigente ressalta a importante tarefa em eleger Lula ainda no primeiro turno.

“Lula vai ganhar as eleições no Brasil, tudo leva a crer, ou no primeiro ou no segundo turno. Por isso, é tão importante a gente decidir essa eleição no primeiro turno, para impedir a escalada da violência política que pode ocorrer entre o primeiro e segundo turno. Esse é o desafio – ganhar as eleições no primeiro turno, tendo em vista os vários elementos que estão colocados, em defesa da nossa democracia, não ao golpismo e para evitar a escalada de violência política”, convoca a dirigente.

Diante disso, a militância Sem Terra segue nas ruas e nas redes de todo país nessa reta final, para garantir a vitória do povo brasileiro e do país da esperança, elegendo novamente Lula presidente.

Abaixo, confira o calendário de atividades desta semana:

Calendário de Atividades

30 de Setembro (sexta-feira) – Dia das caminhadas, bicicletadas, carrreatas e adesivaços
30 de Setembro – Sextou com Lula
1º de outubro – Último dia de campanha
2 de outubro – Dia da vitória

*Editado por Wesley Lima