Exposição

UNICAMP recebe projeto Retomadas em seminário voltado para o papel da cultura nas lutas sociais

Seminário Retomadas: o debate, arte, memória e direitos debaterá as interações entre arte, memória e direitos humanos
Mística de abertura da exposição “Retomadas”. Foto: Gui Frodu

Da Página do MST

No próximo dia 7 de outubro, a partir das 14h, a UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) recebe o seminário Retomadas: o debate, arte, memória e direitos. O seminário, que acontece em parceria com a Assessoria de Cultura da Diretoria de Direitos Humanos da Unicamp, tem como objetivo debater as interações entre arte, memória e direitos humanos partindo do episódio ocorrido em maio deste ano quando o MASP (Museu de arte de São Paulo Assis Chateaubriand), vetou obras de André Vilaron, Edgar Kanako Xakriabá, do Acervo João Zinclar e do Coletivo de Arquivo e Memória do MST, integrantes do núcleo Retomadas, que faz parte da exposição Histórias Brasileiras atualmente em cartaz no museu.

Com Curadoria de Sandra Benites e Clarissa Diniz, o núcleo reúne documentos e obras que refletem acerca do processo de luta pelo direito à terra através de línguas, corpos, imagens, representações e representatividades.

Participam do seminário mediado pelo Prof. Dr. Gilberto Alexandre Sobrinho;

– Clarissa Diniz, curadora e crítica de arte, mestra em história da arte pelo PPGArtes/UERJ e, atualmente, doutoranda em antropologia pelo PPGSA/UFRJ.  

– Sandra Benites Guarani Nhandewa, professora de ensino fundamental e médio, licenciada em história e filosofia, mestra em antropologia social pelo Museu Nacional-UFRJ e doutoranda em antropologia social pelo Museu Nacional-UFRJ.

– Jullyana de Souza, historiadora, mestra em história econômica pela USP (Universidade de São Paulo) e mestranda do programa Memória e Acervos da Casa de Rui Barbosa.

– Lucimeire Barreto Rocha, historiadora, formada pela UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) e mestranda pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

– Sônia Fardin, historiadora e curadora de acervos visuais. Mestre em História e doutora em Artes Visuais pela UNICAMP, pesquisadora do Acervo João Zinclar e colaboradora do Coletivo Socializando Saberes e do Centro Cultural Esperança Vermelha.

Crianças Sem Terrinha visitaram a exposição no mês passado. Foto: Yuri Gringo

Seminário Retomadas: o debate, arte, memória e direitos

Data: 07/10

Horário: 14h

Local: UNICAMP (auditório Raízes – CB 54)

Para conhecer e colaborar com o projeto Retomadas, acesse: www.catarse.me/retomadas