MST nas Eleições

“Sou cria do MST com muito orgulho”, afirma deputado estadual eleito pelo Rio Grande do Sul

Adão Pretto Filho é convidado do Entrevista Central desta terça (4) e fala das propostas do movimento no Legislativo

Do Brasil de Fato

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) elegeu seis candidaturas no Legislativo. Foram dois deputados federais por Bahia e Rio Grande do Sul, e quatro deputados estaduais: no Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Sul.

Adão Pretto, eleito para a Assembleia Legislativa gaúcha, obteve 64.975 votos. Ele é convidado do programa Central do Brasil desta terça-feira (4).

“Além de produzir alimentos, o MST produz dignidade, produz consciência nas pessoas e o parlamento também é uma ferramenta de luta que pode ser ocupado por trabalhadores que estão ao lado do povo”, afirma.

Para moradores do semiárido nordestino, ter acesso à água pode ser um desafio: caminhar por horas, carregar baldes cheios. Porém, tecnologias sociais têm mudado essa realidade. Com a ajuda de cisternas, tanques e até de um equipamento que purifica a água usando a luz do sol, agricultores conseguem viver e produzir na região mais seca do Brasil.

Nós, povo que tem compromisso e consciência dos direitos, precisamos ocupar estes espaços”

Edição também traz o recorde de queimadas no estado do Amazonas. O repórter Murilo Pajolla aponta como o fogo é a face mais visível da atividade de grileiros, que roubam terras públicas e as preparam para a criação de gado. Ele apura que por trás das chamas está a destruição dos modos de vida amazônicos e uma mudança importante na dinâmica do agronegócio.

O programa Central do Brasil é exibido de segunda a sexta-feira, às 12h30, pela Rede TVT e pelos canais do Brasil de Fato.

Edição: Raquel Setz/ Brasil de Fato