Eleições 2022

Declaração do MST em apoio à candidatura de Marília Arraes a governadora

Marília tem lado político comprovado no campo da esquerda e esteve ao nosso lado em diversos momentos em nossa luta, sempre foi e é companheira de primeira hora na luta para eleger o presidente Lula
MST em reunião com Marília Arraes, candidata a governadora em Pernambuco. Foto: Rebeca Martins.

Por MST Pernambuco
Da Página do MST

O MST em Pernambuco entende que saímos das eleições do primeiro turno vitoriosos e fortalecidos com uma votação de mais de 65% no presidente Lula no nosso estado, a eleição da senadora Teresa Leitão e a eleição de uma bancada federal de deputados comprometidos com o projeto de classe do povo brasileiro. Além da conquista de vermos a população responder positivamente ao nosso projeto de eleger a primeira Sem Terra para a Assembleia Legislativa do estado. Rosa Amorim foi eleita com votos da base Sem Terra, mas também de votos de confiança, como resultado de 33 anos de luta pela Reforma Agrária em Pernambuco.

No primeiro turno, estivemos unificados na campanha da Frente Popular de Pernambuco, ajudamos a organizar mais de 100 comitês populares de apoio à Lula. E, neste segundo turno, o MST vem a público convocar a população para transformar a campanha de Lula a presidente em um grande movimento de massas: nas ruas, nas redes e no porta a porta para defesa da democracia. A eleição de Lula é determinante para resgatar o Brasil das mãos da extrema direita fascista.

Aqui em Pernambuco, estamos declarando nosso apoio, voto e campanha para eleger Marília Arraes governadora. O MST tomou a decisão de apoiar Marília para o governo do estado por três motivos: ela sempre esteve com a gente construindo a Frente Brasil Popular, portanto é mais próxima do projeto político que defendemos; por sua evidente atuação na campanha de Lula e também porque encontramos um espaço mais acessível para defesa dos pontos programáticos que defendemos nestas eleições. Estamos propondo incorporar ao programa de Marilia, os pontos que defendemos na campanha da Frente Popular de Pernambuco.

Marília tem lado político comprovado no campo da esquerda e esteve ao nosso lado em diversos momentos em nossa luta, sempre foi e é companheira de primeira hora na luta para eleger o presidente Lula. Reconhecemos também a importância e postura de Raquel Lyra, uma mulher guerreira e democrática. Toda nossa solidariedade pela dor que ela e sua família passam nesse momento. Mas os aliados que cercam Raquel neste segundo turno não merecem nossa confiança. Por isso, vamos aproveitar esse momento para debater e disputar os projetos políticos, econômicos e culturais para Pernambuco.

Assim, firmes no nosso compromisso de eleger o presidente Lula, iremos também construir a candidatura de Marília e pedimos que toda militância de esquerda, nossos apoiadores e militantes também se empenhem nessa tarefa. Marília é uma mulher de luta, ela é nossa e será a primeira mulher a governar nosso estado.

Vamos à luta, eleger Lula presidente e Marília governadora.

07 de outubro de 2022
Direção do MST Pernambuco

*Editado por Maria Silva