Reforma Agrária Popular

No extremo sul da Bahia, assentamento Francisco Estrela comemora entrega de lotes

O momento consagra a luta dos militantes do MST em uma jornada de 13 anos de ocupação, resistência e produção agroecológica
A entrega de lotes ocorreu no último sábado (15). Foto: Daniel Violal, coletivo de comunicação – MST

Por Coletivo de Comunicação do MST – BA
Da Página do MST

Localizado na região de Caraíva, no município de Porto Seguro/BA, o assentamento Francisco Estrela do MST realizou a entrega de lotes com as famílias acampadas, no último sábado (15).

Em festa, as companheiras e companheiros de luta celebraram o parcelamento da área. Este momento consagra a luta dos militantes do MST em uma jornada de 13 anos de ocupação, resistência e produção agroecológica.

O pré-assentamento Francisco Estrela é fruto das lutas populares pela terra e foi ocupado no ano de 2009, por trabalhadores rurais organizados sob a bandeira do MST. Estes deram início às ações na área com determinação e trabalho coletivo na organização dos barracos, áreas coletivas, escola, produção de alimentos.

Foto: Daniel Violal, coletivo de comunicação – MST

A produção da área é diversa, com destaque para as lavouras de aipim, abacaxi, pimenta-do-reino, banana e urucum, dentre uma série de frutíferas que garantem a produção de alimentos na região e a geração de renda para as 26 famílias do pré-assentamento.

O pré-assentamento conta com casa de farinha que garante a produção de farinha de mandioca, abastecendo o mercado regional e levando alimento de qualidade à mesa do trabalhador. A comunidade dispõe de uma escola de educação infantil voltada para a formação das crianças e jovens assentados.

a partir da entrega de lotes com as famílias, agora assentadas, iniciam uma nova fase em suas vidas, em que ocupam seus respectivos lotes familiares, realizando um sonho de 13 anos de resistência, pela melhoria das condições de vida e também a produção de alimentos de qualidade para o povo baiano.

*Editado por Solange Engelmann