Fake News

É #FAKE que vídeo mostre integrantes do MST explodindo embarcação

Vídeo foi gravado durante operação da PF e do Ibama contra mineradores ilegais. A polícia usa dinamites para explodir as dragas e assim torná-las inutilizáveis
Imagem: Reprodução

Por Roney Domingos
Do G1

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra a explosão de uma embarcação no meio de um rio enquanto pessoas em terra gritam em desespero. Legendas e áudios afirmam que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) implodiu uma balsa matando mais de 50 pessoas. É #FAKE (mentira).

Busca reversa nas imagens mostra que o vídeo foi gravado durante ação da Polícia Federal e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para explodir balsas de garimpeiros ilegais no rio Madeira em outubro de 2022.

g1 publicou uma reportagem a respeito da ação dos fiscais, iniciada em Porto Velho.

Agentes e fiscais do Ibama percorreram o leito do rio para fiscalizar e apreender as balsas clandestinas, conhecidas na região como dragas. Na maioria dos flagrantes a polícia usa dinamites para explodir as dragas e assim torná-las inutilizáveis. Segundo a PF, a destruição é necessária por não ser possível guardar, transportar ou apreender os equipamentos das embarcações.

O principal objetivo da operação é “desestruturar organizações criminosas que lucram causando prejuízos ambientais com a mineração, modificação do curso natural do rio, destruição da vegetação ribeirinha e interrupção de canais de água”.

O rio Madeira é considerado uma Área de Proteção Ambiental (APP), e não atividade de garimpo não é permitida no local.

A direção do MST afirma que o movimento não possui nenhum vínculo com o que esta sendo noticiado por este vídeo, e que o mesmo é instrumento de mais uma notícia falsa produzida por bolsonaristas, que tem o objetivo de produzir desinformação para criminalizar os Sem Terra e causar pânico eleitoral contra a campanha de Lula à presidência.

É #FAKE que vídeo mostra MST explodir embarcação e matar pessoas — Foto: Reprodução
É #FAKE que vídeo mostra MST explodir embarcação e matar pessoas. Foto: Reprodução