Ameaças de Despejos!

Campanha despejo zero divulga novos dados e um aumento de mais de 400% em famílias despejadas

Atualmente, quase um milhão de pessoas pobres estão ameaçadas de despejo
Mapeamento de março de 2020 a setembro de 2022, traz o aumento expressivo de famílias ameaçadas de despejo. Foto: MST

Da Página do MST

Em meio a um período eleitoral que trouxe à tona a ausência, ou a tímida presença, de políticas públicas para o setor de habitação nos planos dos candidatos à Presidência, a Campanha Despejo Zero, articulação formada por 175 organizações lança novos dados sobre a atual situação da área habitacional no país. O mapeamento, com registros comparativos de março de 2020 a setembro de 2022, traz o aumento expressivo de grupos familiares ameaçados de despejo.

Atualmente, há quase 190 mil famílias nessa condição, o que representa um crescimento de 901% em comparação com o início da pandemia. O destaque é para o estado de São Paulo, que acumula quase 60 mil desse montante, seguido do Amazonas, com cerca de 28 mil famílias ameaçadas.

O balanço divulgado também revela um aumento de 453% no número de famílias despejadas no mesmo período. Em março de 2020, havia 6.373 atingidas por ações de despejo, em setembro de 2022 o registro é de mais de 35 mil famílias despejadas. Com o corte de 98% no orçamento para a produção de novas moradias, realizado pelo governo federal, e com um déficit habitacional de quase 6 milhões de habitações, a suspensão dos despejos durante a pandemia e crise social tornou-se ainda mais necessária.

O levantamento aponta que, devido à Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 828, que restringiu as ações de remoções, despejos e reintegrações de posse durante o cenário pandêmico, mais de 151 mil pessoas foram protegidas de despejos forçados. Os efeitos dessa medida cautelar, no entanto, acabam no próximo dia 31 de outubro, e quase um milhão de pessoas podem ficar sem teto.

A bancada do PSOL na Câmara, em parceria com a Campanha Despejo Zero, protocolou um pedido de prorrogação da liminar dado o grave cenário de crise econômica e social que o país enfrenta, atingindo principalmente famílias pobres.

Confira abaixo Balanço da campanha, com mais dados do mapeamento:

*Editado por Solange Engelmann