Eleições 2022

Semana decisiva começa com energia renovada na PedaLula, em Curitiba

Ruas de Curitiba foram tomadas por bicicletas, consciência política e muita informação
Foto: Oruê Brasileiro

Por Lenise Aubrift Klenk, de Curitiba
Da Página do MST

A semana mais decisiva do segundo turno das eleições começa com a energia renovada pela PedaLula Nacional, pedalada pela democracia realizada em diversas cidades do Brasil no último domingo (23). O evento coloriu as ruas de Curitiba, desde a Praça Nossa Senhor de Salete, no Centro Cívico, onde cerca de 350 pessoas se reuniram desde a manhã para participar de diversas atividades de lazer e conversas políticas. Além de um ato da campanha para levar a proposta de Lula aos eleitores ainda indecisos, a pedalada foi uma manifestação de ocupação popular das ruas da cidade.

Essa foi a quarta edição da atividade em Curitiba, cidade que tem um forte movimento de cicloativismo. Uma das organizadoras da PedaLula e integrante do Coletivo Cassia, Luanna Mendieta, diz que os ciclistas procuram revigorar a força da campanha nesta reta final. “Ao mesmo tempo, é importante exercer o direito de ocupar as ruas, transformar os espaços públicos em ambientes democráticos, reunir pessoas de várias frentes, origens e idades”, afirma. “Precisamos estar na rua, conversar com as pessoas para que a gente possa trazer o Lula de volta, a democracia e a liberdade”. 

Foto: Oruê Brasileiro

Para Rafael Morais, integrante do MST e do Coletivo Marmitas da Terra, é a eleição de Lula que vai devolver ao povo a paz, promover um ambiente de menos violência política e garantir o combate à vulnerabilidade alimentar. Ele confia que o incentivo à agricultura familiar pode ser um instrumento para garantir comida a preços justos e com mais qualidade na mesa do povo brasileiro. “A gente precisa trabalhar também uma política que não use venenos, o que é grande prejuízo para as nossas fontes de água, para os trabalhadores do campo e que também chega ao nosso prato”, diz Rafael. 

As atividades da campanha de Lula à Presidência da República têm sido uma das formas de combater a desinformação que contamina a disputa eleitoral. Para o jornalista Fred Vasconcelos, do site Brasil de Fato Paraná, a reação contra esse tipo de estratégia é um trabalho que depende de cada cidadão empenhado em eleger Lula. “Há uma rede formada para produzir desinformação e que agora usa dinheiro de empresários para transmitir milhões de mensagens mentirosas”, afirma Fred. Ele diz que além do empenho individual dos eleitores, algumas ações coletivas como o Brasil de Fato procuram restabelecer a verdade produzindo informação com seriedade e de qualidade.

Fotos: Oruê Brasileiro 

Foto: Ednubia Ghisi

Agendas dos próximos PedaLulas em Curitiba: 

Sexta, 28 OUT
Concentração 18h
Praça do Japão
Saída: 19h30
Encerramento na Festa da Primavera Vermelha (Augusto Stelfeld, 264)

Sábado, 29 OUT
Concentração: 14h
Praça Rui Barbosa
Saída: 15h30

*Editado por Fernanda Alcântara