Internacionalizemos a Luta!

Podcast Internacionalizemos a Luta! celebra legado da Revolução Negra Haitiana

Confira no quinto episódio do programa a partir das 17h30, desta sexta (11), nas principais plataformas de áudio
Foto: Reprodução

Por Solange Engelmann
Da Página do MST

O povo haitiano tem vivido historicamente com vários processos de lutas e revolução, resistindo contra o colonialismo e o imperialismo. As primeiras lutas no Haiti foram contra o colonialismo francês e a declaração de independência do Haiti, em 1º de janeiro de 1804.

Você sabia que o Haiti foi o primeiro país do hemisfério ocidental a abolir a escravidão? O país também foi a primeira nação a conquistar a independência no Caribe e a primeira República negra do mundo.

No mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra, próximo dia 20 de novembro e em memória ao 216º aniversário do assassinato de Jean-Jacques Dessalines, líder da Revolução Escrava Haitiana contra o domínio colonial francês (1791-1804), considerado “Pai da Nação” pelo povo haitiano, no último dia 17 de outubro; o quinto episódio do Podcast Internacionalizemos a luta! celebra o legado da Revolução Haitiana.

Com o lema “Haiti, a Revolução Negra interrompida”, o programa vai ao ar partir das 17h30, desta sexta-feira (11), acompanhe nas principais plataformas de áudio.

Esse episódio traz presente um pouco da história sobre o Haiti e a revolução negra interrompida. “A única revolução negra do mundo, e que segue até hoje. Conversaremos sobre Toussaint Louverture, Jean-Jacques Dessalines e a independência do país de Santo Domingo, além das mobilizações atuais do país e as ofensivas do império para seguir impedindo essa revolução negra”, afirma Cássia Bechara, do Coletivo de Relações Internacionais do MST.

O Haiti também tem uma longa história da resistência contra as várias intervenções do imperialismo – militar, econômicas e políticas. A primeira invasão militar dos EUA no Haiti foi em 1915, em seguida o povo haitiano enfrentou outras dezenas de intervenções de diferentes tipos, como a Missão das Nações Unidas (MINUSTAH), comandada pelo Brasil por 13 anos, com a suposta justificativa de “estabilizar o país”.

Neste momento os EUA voltam a ameaçar o povo haitiano com mais uma intervenção armada, chamada de “força armada multinacional”. O debate sobre esse assunto, além do contexto histórico sobre o surgimento do país, com a Revolução Haitiana, que se inicia com a revolta dos escravos em 1791, estão presentes nos três blocos fixos do programa.

O primeiro bloco “Os Povos na História” conta a história da Revolução Haitiana de 1º de janeiro de 1804, que tornou o Haiti o primeiro país livre das Américas. O segundo bloco, “Luta sem Fronteiras” é composto por depoimentos de militantes Sem Terra da Brigada Jean Jacques Dessalines, em Porto Príncipe, que falam sobre a situação do país com as mobilizações e a atuação das gangues e milícias. Para finalizar, o bloco “Para entender o hoje” traz uma conversa com Camile Chalmers, economista, professor da Universidade do Haiti e representante da Plataforma para o Desenvolvimento Alternativo do Haití (PAPDA) sobre o país e a situação do povo haitiano no momento.

O Podcast busca mostrar a importância em discutir o internacionalismo como tática, estratégia e princípio político na organização dos trabalhadores e trabalhadoras no mundo. Uma vez por mês um novo episódio do Podcast vai ao ar, sempre na primeira sexta de cada mês.

A produção do programa é feita pelo Coletivo de Relações Internacionais em parceria com os Setores de Comunicação e Cultura do MST. E apresentado pela filha de assentados no Paraná e membra da Coordenação Político Pedagógica da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), Carla Loop; e pela assentada em Pernambuco, que atuou nas brigadas internacionalistas do MST em Cuba e na Venezuela, Messilene Gorete.

Não percam!

Card: MST

Serviço:

5º Episódio: Podcast Internacionalizemos a Luta! “Haiti, a Revolução Negra interrompida”,

Data: Sexta-feira (11/10), a partir das 17h30

Local: Canal do MST no Spotify

Ouça o 4ª episódio do Podcast AQUI ou abaixo.