Escola do Campo

MST de Minas faz ato de reconstrução da Escola Eduardo Galeano

Responsável pela alfabetização de centenas de sem-terra do Quilombo Campo Grande, escola foi demolida pela PM; Ação acontece neste domingo (20)
Foto: Geanini Hackbardt – MST

Do Brasil de Fato MG

Após dois anos da tentativa de despejo das famílias do Quilombo Campo Grande, em Campo do Meio, no Sul de Minas, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) organiza um ato de reconstrução da Escola Eduardo Galeano, demolida durante a operação policial. A atividade acontece no próximo domingo (20), a partir das 9h, no território, que é ocupado pelo MST há mais de 20 anos.

Localizada no acampamento, a escola foi construída pelas mãos das próprias famílias, como forma de garantir o direito ao acesso à educação para crianças, jovens e adultos sem-terra. Mesmo com 56 horas de resistência e enfrentamento direto por parte dos acampados, no dia 13 de agosto de 2020, tratores destruíram a estrutura, durante a ação de reintegração de posse.

Em resposta, o MST organizou uma grande campanha de diálogo com a sociedade e de arrecadação de recursos para reconstruir o espaço, que foi responsável pela alfabetização de centenas de moradores do acampamento. 

No próximo domingo, o momento é de encontro e celebração da luta impulsionada pelo movimento e pelas famílias do Quilombo Campo Grande que, durante todo esse tempo, empenharam esforços na reconstrução da Escola Eduardo Galeano.

A atividade política e cultural contará com uma feira de produtos da reforma agrária, intervenções artísticas e culturais, além de momentos de reflexão. “Entendemos a importância de comemorar nossas conquistas e alimentar nossos sonhos coletivos”, destacou o MST, nas redes sociais.

Edição: Larissa Costa/Brasil de Fato