Produtos da Reforma Agrária

MST inaugura duas novas lojas da rede Armazém do Campo no estado de São Paulo

A primeira loja da rede foi inaugurada em 2016 na capital São Paulo. Hoje, já são 22 lojas físicas em nove capitais do país
As lojas serão inauguradas até o final de 2022, em Bauru e Campinas (SP). Foto: MST SP

Da Página do MST

Mais duas lojas físicas da rede Armazém do Campo, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, serão inauguradas até o final de 2022, no estado de São Paulo: em Bauru e em Campinas. A inauguração do Espaço Agroecológico em Campinas na rua Agostinho Pattaro – 145 acontece no próximo dia 26/11. Já a loja Armazém do Campo de Bauru tem inauguração marcada para o próximo dia 9/12, na rua Araújo Leite, 5-47, próximo ao Poupa Tempo.

“Estamos abrindo uma loja aqui em Campinas, o Espaço Agroecológico, construído coletivamente entre nós do MST e a Rede Livres – Produtos do Bem. É uma iniciativa conjunta para fazer esse diálogo com a sociedade, sobre agroecologia, o MST e a Reforma Agrária Popular, que possa ser um local de escoamento da produção dos agricultores familiares”, explica Ariele Contrigiani, coordenadora do espaço. 

Em Campinas, o espaço agroecológico será em parceria entre o Armazém do campo com o Livres – Rede de Produtos do Bem. A loja será abastecida com produtos in natura de acampamentos e assentamentos da região, a exemplo do acampamento Marielle Vive, de Valinhos, mas recebe também produtos da Reforma Agrária de cooperativas do MST de todo país, assim como de outros movimentos da Via Campesina, de territórios indígenas e quilombolas. Como em outras unidades pelo país, há também uma forte presença de elementos culturais, manifestando dimensões como literatura, música, teatro, cinema, esporte.

As lojas serão abastecidas pela produção de assentamentos e acampamentos do MST da região e de outros estados. Foto: MST SP

A primeira loja da rede Armazém do Campo foi inaugurada em 2016 na capital São Paulo. Hoje, já são 22 lojas físicas em nove capitais (onde está organizado o MST). Somente no Paraná são quatro unidades e em Minas Gerais, cinco. E tem uma nova leva de Armazéns para serem inauguradas nos próximos meses: em Natal (RN), Quixeramobim (CE), Fortaleza (CE), Vitória (ES), João Pessoa (PB) e Curitiba (PR). Todas elas também funcionam na modalidade e-commerce.

Espaço Agroecológico será inaugurado em Campinas. Arte: Espaço Agroecológico

Bauru será a próxima parada 

Após Campinas, já na primeira quinzena de dezembro, a cidade de Bauru (a 280 km de São Paulo), também receberá uma nova unidade da rede Armazém do Campo. A inauguração será no dia 9/12, com uma programação cultural com bandas e Culinária da Terra, com arroz carreteiro da Reforma Agrária. A loja ficará localizada na rua Araújo Leite, 5-47, próximo ao Poupa Tempo, região central da cidade-pólo. 

De acordo com Joice Lopes, do Setor de Produção, Cooperação e Meio Ambiente do MST, “para quem busca comida de verdade, música boa e uma boa prosa, é só se achegar. As associações e cooperativas já estão organizando a produção para trazerem para o nosso Armazém do Campo Bauru. Aqui vamos ter alimentos orgânicos e agroecológicos, vindos dos assentamentos e acampamento do Estado de São Paulo, além dos produtos das cooperativas e agroindústrias de todo país”.

Pra Adelar Shusky, coordenador da Rede Armazém do Campo, entre os desafios dos armazéns está “a consolidação da gestão com uma central de compras, lutar por políticas públicas voltadas para a transição agroecológica e o diálogo com a sociedade de que não basta ter um espaço de comercialização, mas uma mudança na mentalidade: ‘Onde você gasta seu dinheiro? Qual é o alimento saudável?’”

Serviços

O que Inauguração do Espaço Agroecológico em Campinas

Quando – 26/11, a partir das 10h

Onde – rua Agostinho Pattaro – 145 (Barão Geraldo)

O que –  Inauguração do Armazém do Campo em Bauru

Quando – 09/12 (horário a definir)

Onde – rua Araújo Leite, 5-47 (Centro)

*Editado por Solange Engelmann