Reforma Agrária Popular

Festival da Reforma Agrária reúne alimentação saudável e cultura em dezembro

Construído coletivamente pelo MST, festa acontece entre os dias 2 e 4 de dezembro no galpão do Armazém do Campo, em São Paulo

Por Fernanda Alcântara
Da Página do MST

Em um ano com tantos desafios, o Movimento Sem Terra celebrará as vitórias com um grande evento de cultura e alimentação saudável. O Festival da Reforma Agrária será realizado entre os dias 2 e 4 de dezembro, e deve contar com a presença de artistas, movimentos populares e culturais, além de produtos da Reforma Agrária Popular.

O evento não acontecerá nas proporções da Feira Nacional da Reforma Agrária, realizada pela última vez em 2018, também em São Paulo, mas contará com uma diversidade de produtos e produtores da região Sudeste e de outros estados. É o Movimento voltando a ocupar um espaço na cidade, com a variedade de produtos vindo dos acampamentos e assentamentos do MST, artesanatos, show e intervenções culturais, culinária da terra, oficinas e atividades diversas.

Para Delwek Matheus, do Setor de Produção em São Paulo, o Festival tem um papel de juntar as pessoas e produzir um momento de confraternização e fortalecimento da Reforma Agrária Popular. “Temos esse intuito de criar um movimento de cultura e política que consiga unificar diversos setores, a partir de uma programação com diversas linguagens que possam debater a Reforma Agrária Popular com a sociedade”, afirma Matheus.

A escolha da capital paulistana também está ligada ao espaço, o Galpão do Armazém do Campo, que este ano já recebeu diversos eventos envolvendo cultura, encontros e seminários, será, mais uma vez, palco para a comercialização da produção in natura e agroindustrializada com o sabor marcante das lutas camponesas, além de artesanatos e outros.

Imagem da 1ª Feira Nacional da Reforma Agrária, em 2015. Foto: Joka Madruga

Como em outros eventos já realizados pelo MST, quem visitar o Festival da Reforma Agrária, contará com barracas de produtos da Reforma Agrária e um espaço onde será possível saborear a Culinária da Terra, com um cardápio pensado especialmente para a valorizar a alimentação saudável, com todos os pratos incluindo opções veganas.

O Festival da Reforma Agrária Popular tem como objetivo dar visibilidade ao debate do combate à fome a partir da promoção de alimentos saudáveis e à soberania alimentar junto à população urbana, além de promover estes espaços e canais de comercialização da produção da Reforma Agrária Popular e socializar a cultura popular e camponesa.

Esta é a forma que MST tem de mostrar que a democratização da terra dá certo e que é possível produzir alimentos saudáveis, respeitando a terra, a natureza e os trabalhadores, em especial neste ano, com desafios que tivemos”, afirmou Delwek Matheus

Nessa perspectiva, também está sendo construída uma programação que possibilite a expressão e troca de conhecimentos e saberes a partir de oficinas formativas, entendendo importância deste encontro como espaço político, culminando em uma grande “Conferência pela Alimentação Saudável no Combate à Fome”, no dia 4 (domingo), às 10h.

Serviço

Galpão Armazém do Campo. Foto: Acervo do MST

Festival da Reforma Agrária

Quando: de 2 a 4 de dezembro de 2022

Horário: Sexta, das 14h às 20h / Sábado e domingo, das 8h às 20h

Onde: Galpão do Armazém do Campo – Alameda Eduardo Prado, nº 460 – São Paulo

*Editado por Maria Silva