Agroecologia

MST e Livres Agroecologia inauguram Espaço Agroecológico em Campinas

Localizado em Barão Geraldo, o Espaço Agroecológico será uma loja de alimentos livres de agrotóxicos produzidos pelas famílias assentadas da região e outros produtos das cooperativas do MST
Foto: Pedro Amatuzzi Fotografia

Por Coletivo Estadual de Comunicação do MST São Paulo
Da Página do MST

No último sábado, 26, ocorreu o ato político e cultural de inauguração de mais uma loja da Reforma Agrária Popular. A parceria entre o MST na região de Campinas e o Livres Agroecologia – Rede de Produtos do Bem, coletivo vinculado ao Sindicato dos Químicos Unificados de Campinas, se concretizou em mais uma loja da rede Armazém do Campo que leva o nome Espaço Agroecológico.

A inauguração contou com a presença dos artistas independentes Núcleo Cupinzeiro, Iago Tojal e Samba do RG. Também teve um almoço com arroz carreteiro servido no espaço e venda dos produtos da loja. Estiveram presentes representantes políticos da cidade de Campinas e região.

Essa inauguração significa o compromisso que o Movimento Sem Terra tem de contribuir com a alimentação saudável, ou seja, ela concretiza o desafio de avançar na concepção e no modelo tecnológico da produção de alimentos a partir da agroecologia e, com isso, dialogar com a população sobre a importância da Reforma Agrária Popular e da produção de alimentos livres de agrotóxicos. Assim, os Armazéns significam uma alternativa econômica e um projeto político para dialogar com a população sobre alimentação saudável, saúde, questões ambientais, climáticas e culturais.

Para Delwek Matheus, da Direção Nacional do MST, “a inauguração de mais uma loja é muito importante para nós no interior de São Paulo, tendo em vista os grandes objetivos que o MST está pautando aqui em São Paulo. Um deles se refere as nossas articulações políticas, que neste caso se dá com o movimento sindical em Campinas através do Livres Agroecologia. Essas parcerias são importantes pela proposta que os Armazéns do Campo trazem, que é estabelecer alianças políticas no campo popular em nos nossos territórios de atuação a partir de um espaço de comercialização e articulações políticas com outros movimentos sociais, sindicais, culturais, partidos de esquerda e outras parcerias”.

Já Renato Libanio, integrante do Livres Agroecologia, aponta que “A loja em Barão Geraldo, em Campinas, é importantíssima para divulgar os produtos dos assentamentos, das cooperativas, da agricultura familiar e dos pequenos agricultores. É mais um espaço que vamos ter para consumo e compra de alimentos sem o veneno e saudáveis. O Espaço Agroecológico também é para o debate e divulgação da cultura. Seremos um espaço de luta e resistência”.

O Espaço Agroecológico está localizado na rua Agostinho Pattaro, 145, em Barão Geraldo. A loja estará aberta de segunda-feira a sábado das 10h às 17h. Além da venda de produtos agroecológicos, o Espaço também será um ponto de encontro cultural promovendo intervenções e eventos da cultura local.

Ariele Contrigiani, do Setor de Produção do MST em São Paulo comenta que, “nosso espaço vai ser um espaço aberto para todos e todas com muita cultura, muito alimento saudável, lançamento de livros, para juntar nosso povo. A loja tem esse objetivo de comercialização dos produtos da terra, mas também de ser um ponto de encontro da militância de esquerda em torno da cultura popular. E nosso ato de inauguração mostrou um pouco disso, de como pretendemos manter o Espaço Agroecológico, cheio de gente, de música e comida saudável. Também é importante ressaltar que irá beneficiar as famílias acampadas e assentadas aqui de Campinas e região, porque é de lá que vão vir os produtos para serem comercializados na loja”.

Com essa inauguração, o MST já abriu as portas de 23 lojas físicas da rede Armazém do Campo espalhadas pelo país. O interior de São Paulo ainda abrirá uma nova loja, em Bauru, prevista para inaugurar no próximo dia 9, para saber mais detalhes sobre essa programação é só acompanhar as redes sociais do MST São Paulo.

*Editado por Fernanda Alcântara