Produção

No Ceará, MST lança marca de produtos da Reforma Agrária

A marca “Terra Conquistada”será lançada no sábado (10) e já conta com 20 produtos registrados
Foto: Divulgação MST

Da Página do MST

No sábado, 10/12, o Movimento dos Trabalhadores/as Rurais Sem Terra (MST) lança marca de produtos da Reforma Agrária, intitulada “Terra Conquistada” a marca conta com 20 produtos registrados.

A marca “Terra Conquistada” é fruto da luta dos camponesas e camponesas dos assentamentos de Reforma Agrária, e tem como objetivo fortalecer as características sociais e ambientais da produção, com ênfase na agroecologia e nas relações de trabalho baseado na cooperação.

“Lançar nossa marca é motivo de muita alegria, é momento de colher os frutos de mais de 33 anos de lutas e resistências. É muito gratificante ver o movimento que além de ocupar o latifúndio da terra, o latifúndio do saber, o latifúndio do ar, ocupar diversos espaços que historicamente foi negado a classe trabalhadora, estamos produzindo alimentos saudáveis para saciar a fome do povo brasileiro”, afirma Gene Santos, assentado da Reforma Agrária e dirigente nacional do MST.

Ele complementa, “hoje temos a alegria de dizer que nos nossos assentamentos superamos a fome e para além da produção de alimentos estamos industrializando e comercializando para que chegue na mesa do povo trabalhador, não apenas para o camponês”.

A marca “Terra Conquistada” oferece aos consumidores Polpas de frutas integral de variados sabores, castanhas de caju salgada e natural, carne em diferentes cortes de ovinos e caprinos, leite integral, nata com sal, queijo, requeijão, mel de abelha, derivados da mandioca entre outros.

“Nossa marca tem uma simbologia muito forte, ela representa o fruto da nossa caminhada, o resultado da coragem de homens e mulheres que romperam as cercas do latifúndio e decidiram não mais viver nas amarras dos patrões ” conclui Gene.

As cooperativas que atuam na produção e comercialização no mercado institucional da marca dos produtos industrializados estão localizadas nas 5 regiões do estado; a Cooperativa Regional dos Trabalhadores Apícolas Assentados e Assentadas da Reforma Agrária (Cooperamel) em Mombaça, a Cooperativa Regional de Produção Agroindustrial Luiz Carlos (Coopalc) em Chorozinho, a Cooperativa Regional dos Assentados de Reforma Agrária do Sertão Central do Ceará (Cooperasc) em Quixeramobim e a Cooperativa Regional dos Assentados/as de Reforma Agrária do Sertão dos Inhamuns (Cooperamuns) em Tamboril.

O ato de lançamento será durante a feira cultural da Reforma Agrária, que acontece no Centro de Capacitação e Pesquisa – Frei Humberto, localizado na rua Paulo Firmeza, 445, bairro São João do Tauape/Fortaleza-CE.

*Editado por Fernanda Alcântara