Reforma Agrária Popular

Confira a programação do Festival da Reforma Agrária deste final de semana em SP

O evento acontece no Galpão do Armazém do Campo, repleto de sabores da terra, cultura, política e artistas convidados/as
MST traz feira e festival de arte e cultura da Reforma Agrária para BH
Foto: Acervo do MST

Da Página do MST

Ao longo deste final de semana, de 2 a 4 de dezembro, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza o Festival da Reforma Agrária, uma mostra da produção  das associações e cooperativas do Movimento, que ocupam o Galpão do Armazém do Campo em São Paulo.

O evento tem entrada gratuita e traz os sabores da luta pela terra, além de uma programação diversa de vivências formativas, oficinas, e muitas apresentações culturais e artísticas.

Com abertura nesta sexta (2), a partir das 14h, o Galpão abre as portas com a expectativa de reunir milhares de pessoas para conhecer de perto e saborear o que é produzido pelas famílias agricultoras nas áreas de assentamentos e acampamentos, conquistados na luta pela Reforma Agrária Popular.

No primeiro dia do Festival, o espaço também sediará a transmissão do jogo do Brasil na Copa, a partir das 16h. E contará com cerimonial de abertura com a presença de apoiadores/as e parlamentares a partir das 18h30.

Nos dias 2 e 3, uma série de oficinas trazem oportunidade de formação, com temas que variam desde as “Experiências de Cooperação e Comercialização Digital”, que acontece na  sexta (2) às 14h, até “Materiais recicláveis”, conduzida pela Unicatadores; “Economia de gás”, “Produção de Fitoterápicos e Fitocosméticos” e “Manejo e Uso de Frutas Nativas da Mata Atlântica”, que ocorre no sábado (3), em uma maratona formativa de oficinas, das 10h até às 17h.

Já no domingo (4), a partir das 10h, acontece a Conferência “Pela Alimentação Saudável no Combate à Fome”, com a presença de Ceres Hadich, da Direção Nacional do MST; Tereza Campello, ex-Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome dos governos Dilma; Preto Zezé, presidente da CUFA; além de Adriana Salay, historiadora social e fundadora do projeto Quebrada Alimentada. A mediação da mesa fica por conta de Carla Bueno, da coordenação do MST junto ao ator e jornalista, Ernesto Xavier.

Galpão do Armazém do Campo. Foto: Acervo

As apresentações culturais confirmadas estão programadas para o sábado (3) e domingo (4). Quem abre o show no sábado é o pernambucano Siba, às 15h; e às 18h, As Cantadeiras, encatarão o público com o coro da cultura popular das mulheres Sem Terra. Entre as apresentações do dia 4, ainda haverá às 17h o lançamento do livro Micronutrientes, de Ana Maria Primavesi, pela editora Expressão Popular.

Na manhã do domingo (4), a programação cultural começa às 9h, com um debate sobre cinema e questão agrária, organizado pelo Festival Entretodos. E pela tarde, quem sobe ao palco para animar a companheirada é a Próxima Cia de teatro, a partir das 14h; na sequência às 15h, haverá cortejo do Maracatu Ouro do Congo; às 16h, toca Pereira da Viola, seguido de Nego Bala às 17h e o encerramento fica por conta do paraense Felipe Cordeiro, às 18h30.

Durante todos os dias do Festival, a Culinária da Terra estará presente, com jantar na sexta  e no sábado entre 18h e 20h. No sábado e no domingo o almoço estará disponível entre 12h e 15h. No menu, moqueca, baião de dois, feijão tropeiro, nhoque de mandioca e caldos diversos, entre outras delícias que serão comercializadas nas barraquinhas da feira da Reforma Agrária.

SERVIÇO

Festival da Reforma Agrária

Quando: 2 a 4/12

Onde: Galpão do Armazém do Campo (Al. Eduardo Prado, 460 – São Paulo)

*Editado por Fernanda Alcântara