Alimentos Saudáveis

MST realiza 14ª Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes, No Rio de Janeiro

Com o lema: “Semeando um novo Brasil, por justiça social e soberania alimentar”, atividade acontece 5 a 7 de dezembro, no Largo da Carioca
Evento conta com a comercialização de alimentos saudáveis aos cariocas, atividades culturais e debates. Foto: Coletivo de Comunicação do MST/RJ

Por Solange Engelmann
Da Página do MST

Após dois anos de atividades remotas e híbridas por conta da pandemia, de 5 a 7 de dezembro o MST no Rio de Janeiro volta a realizar a 14ª Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes, no Largo da Carioca, centro do Rio de Janeiro.

O principal evento de comercialização do MST no estado já faz parte do calendário oficial da cidade do Rio. A Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes é reconhecida como patrimônio sócio-cultural e imaterial do Rio de Janeiro pela Lei 5.999/2016.

Com o lema: “Semeando um novo Brasil, por justiça social e soberania alimentar”, a abertura da Feira ocorre na próxima segunda-feira (5), a partir das 12h, com ato político e entrega da Medalha Pedro Ernesto ao MST, pelo Vereador Reimont Bárbara (PT), da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro.

Luana Carvalho, da direção nacional do MST, explica que a intenção do Movimento com a Feira este ano é ampliar o diálogo com a sociedade carioca, através dos frutos da Reforma Agrária Popular.

“O objetivo da Feira Cícero Guedes é mostrar à sociedade que, mesmo no estado do Rio de Janeiro tão urbanizado, nós temos agricultura familiar camponesa, temos assentamentos de Reforma Agrária. Poder trazer esses produtos do interior do estado pro Largo da Carioca, o coração da cidade, é muito importante pra fazer esse diálogo, de que a gente está produzindo alimentos e alimentos saudáveis”.

Feira terá produtos in natura e agro industrializados de assentamentos e acampamentos do MST. Foto: Leon

Comida Saudável e atrações culturais

Além das tradicionais bancas de produtos para comercialização, a Feira conta com atividades culturais, oficinas, rodas de conversa, espaço de formação, ciranda e de saúde para as trabalhadoras e trabalhadores da feira. Entre as apresentações culturais estão confirmadas o Bloco do Caramuela, As Cantadeiras, Samba do Armazém do Campo RJ e Jequitibá.

Também será um momento de festa popular e de enfrentamento à fome no campo e na cidade, afirma Luana. “Mostrar que a Reforma Agrária está produzindo alimentos saudáveis para combater a fome. Quando a gente desenvolve um assentamento, aplica política pública, desenvolve aquele território, a gente tem condições de combater a fome de fato”, pontua.
Nos três dias de Feira, a expectativa é que a população carioca tenha acesso à alimentos agroecológicos e a uma infinidade de produtos saudáveis, produzidos nos assentamentos e acampamentos de todo estado, além de Minas Gerais, Espírito Santos e do Armazém do Campo de São Paulo. Os alimentos in natura e produtos agro industrializados vem de cooperativas, associações e grupos coletivos de trabalho de diferentes regiões organizados pelo MST.

Pelo estado, participam da Feira famílias Sem Terra dos assentamentos da região Norte Fluminense, Lagos, Sul Fluminense, Baixada e alguns parceiros da reforma agrária, como o Movimentos dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), agricultura urbana, Articulação de Agroecologia e a Feira da Roça da Nova Iguaçu.

Programação:

5/12 – Segunda-feira

12h – Ato de abertura, com entrega da medalha Pedro Ernesto ao MST.

14h – Roda de conversa: MST e Reforma Agrária Popular, com Eró Silva, da direção estadual do MST

18h – Apresentação cultura: Bloco do Caramuela

6/12 – Terça-feira

10h – Oficina Alimentação saudável – reaproveitamento integral de alimentos, com Regina Tchelly, da Favela Orgânica;

13h – Apresentação cultural: As Cantadeiras

14h – Roda de Conversa – Agroecologia na Boca do Povo: a construção do XII Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), 2023.

18h – Atividade cultural – Samba do Armazém

7/12 – Quarta-feira

10h – Trocas de experiência, sementes e mudas agroecológicas. Projeto de agroecologia Cooperar Maricá, MST, Rede Carioca de Agricultura Urbana.

14h – Encerramento com atividade cultural – Jequitibá do Samba

Serviço

14ª Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes

Quando? 5, 6, e 7/12 – segunda-feira à quarta-feira

Onde? Largo da Carioca, Rio de Janeiro.

Mais informações: Facebook MST – RJ/ Instagram mst_riodejaneiro