Reforma Agrária Popular

Lucimar leva nome do MST para circuito da alta gastronomia a partir de seu território

Lucimar é a única Chef da alta gastronomia com um restaurante num assentamento da Reforma Agrária de acordo com Revista Prazeres da Mesa

Da Página do MST

Lucimar Souza é uma assentada da Reforma Agrária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no estado de São Paulo. Hoje, a agricultora e Chef de cozinha tem ocupado um espaço inédito nos circuitos da alta gastronomia brasileira. 

Para Lucimar tem sido uma descoberta muito emocionante. Uma coisa já esperada: o MST já discute gastronomia o tempo todo. “Ah, esse ano, a fruta deu mais doce.. a gente vê o feijão e o feijão ficou mais miúdo…”. Nas palavras dela, dá hora que se acorda à hora que vai dormir, a vida do trabalhador e da trabalhadora rural é falar de comida. “Pra mim é um chamado , um dom de ser agricultor”.

Esse sucesso da nossa cozinha na alta gastronomia brasileira não vem só de nós, vem de todo um conjunto. Eu costumo dizer que eu sou a cozinheira das premissas. A gente tenta cozinhar o melhor que a nossa região vem trazer: o nosso restaurante é um restaurante que transforma toda a comunidade”. 

Hoje o Restaurante Pesqueiro SanMurai, localizado no lote 99 do assentamento 2 Irmãos, abriga a Chef anfitriã de uma região com mais de 89 municípios no programa Rota Gastronômica da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. 

Ninguém escolhe morar na beira da estrada

Lucimar é de Chapadão do Céu e sua família, em Goiás, também é assentada da Reforma Agrária. Ela mora há 19 anos no assentamento em Murutinga do Sul, região de Andradina. “Meu pai sempre quis ser agricultor e das minhas outras 6 irmãs só eu quis ser agricultora. O tal chamado que eu falei”, revela a Sem Terra.

Sua trajetória em São Paulo começou no Acampamento 2 Irmãos. “Ninguém escolhe morar na beira da estrada, a gente vai pra lá por causa da miséria”, se emociona Lucimar.

Hoje com o assentamento consolidado, as famílias vivem o desafio de diversificar a geração de renda com o projeto Rota Rural Caminhos do Moinho, do qual o restaurante Pesqueiro SanMurai faz parte.

Ocupação da alta gastronomia

Pela Revista Prazeres da Mesa, a única Chef da alta gastronomia que vem de um acampamento, viveu abaixo da linha da miséria e é uma Chef com um restaurante num assentamento da Reforma Agrária é Lucimar Souza. Nesta madrugada de sábado, Lucimar Souza concluiu o mise en place do Festival da Reforma Agrária, antes de sair às 5h para um evento gastronômico e voltar a tarde para sua barraca na Feira que acompanha o Festival. 

Ela cita grandes mestres, como a professora de Turismo Gabriela Greco e um trabalho de muitas pessoas. “Sou um trabalho do Movimento Sem Terra, que me deu a terra, da minha família, de Deus, do aprendizado rural, muitas pessoas…”, revela a Chef.

Até chegar em seus produtos comercializados e seus pratos, Lucimara pratica uma agricultura natural, com uma série de itens da cultura caipira e camponesa, como cachaças, torresmo, linguiça colonial, queijo e requeijão, mel, doces, geleias, molhos e conservas, além de fitoterápicos e mudas.

“O que mais me despertou é que você planta, você conhece o que está produzindo. Ai gente! É tão gostosa nossa fruta, aí colocar num pote pra levar o sabor da minha casa. Quando você come ali você está comendo o sabor da minha casa”,  conta.

Ao pensar o Brasil, a Chef aponta o futuro de esperança e comida na mesa: “Graças a deus conseguimos vencer essa eleição. Estava em jogo muita coisa e precisávamos combater o fascismo e o extremismo. Ainda teremos um longo caminho pela frente!”, conclui.