Cinema

Acampamento do MST recebe Mostra de Cinema Alagoano nesta quarta-feira (07)

Mostra Sururu de Cinema Alagoano realiza etapa itinerante no acampamento Marielle Franco, em Atalaia (AL)
Acampamento Marielle Franco em Atalaia, AL. Foto: Gabriel Diniz

Por Gustavo Marinho

Da Página do MST

O acampamento Marielle Franco em Atalaia, Zona da Mata de Alagoas, recebe nesta quarta-feira (07) a Mostra Sururu de Cinema Alagoano, em sua etapa itinerante. Na programação, seis produções audiovisuais devem ser exibidas às famílias acampadas no local, como parte da Mostra que segue até o próximo dia 10 por todo o estado.

Além da Mostra Itinerante, o dia será ainda marcado por uma série de atividades com a comunidade que se mobiliza para receber produtores e articuladores do audiovisual alagoano.

“Vamos construir uma agenda de ações e trabalho com a comunicação no acampamento, aproveitando a Mostra, mas também fortalecendo outras práticas e experimentações com as famílias”, explicou Alice Oliveira, do Setor de Comunicação do MST em Alagoas.

A programação realiza ainda oficinas de fotografia e vídeo com a comunidade, organizada pelo coletivo de comunicadores populares do Setor de Comunicação do MST, além da exposição fotográfica com registros do Acampamento nos últimos anos, em pareceria com fotógrafos que visitaram já área.

“Será um dia de fortalecer a comunicação popular também como ferramenta de trabalho de base, formação e organização nos territórios”, comentou Alice.

Em sua 13ª edição, a Mostra Sururu de Cinema Alagoano, realiza sua etapa itinerante percorrendo comunidades quilombolas e indígenas no estado, além do acampamento de Reforma Agrária em Atalaia.

No acampamento Marielle Franco os filmes exibidos serão: “A gente foi feliz aqui”, Paulo Acioly; “Nazo Dia e Noite Maria”, Andréa Paiva; “Erekauã”, Paulo Acioly; “Relato número 1”, Elizabeth Caldas; “Entre Rimas e Improviso: As Batalhas de Rap em Alagoas”, Delanisson Araújo; “Olhares da Abrobeira”, Robson Cavalcante.

De acordo com a coordenação da Mostra Sururu, a iniciativa da etapa itinerante pretende dialogar com territórios que simbolizam as lutas sociais no estado de Alagoas, com o objetivo de promover o cinema alagoano e criando espaços de diálogo com cineastas e realizadores audiovisuais.

*Editado por Fernanda Alcântara