Enchentes

MST faz campanha de solidariedade para acampamentos atingidos pelas chuvas no ES

Mais de 700 famílias Sem Terra dos acampamentos produtivos tem barracas e lavouras alagadas no Espirito Santo
Foto: MST no Espírito Santo

Da Página do MST

Com as fortes chuvas registradas nas últimas semanas, estima-se que no Espírito Santo há 3.508 pessoas desalojadas e 1.026 desabrigadas. Entre os capixabas atingidos pelas enchentes estão as famílias dos acampamentos produtivos do MST no Espírito Santo.

Eliandra Rosa Fernandes, da Direção Nacional do MST pelo Espírito Santo, indica que três acampamentos foram os mais atingidos: Índio Galdino, localizado em Jacupemba, Aracruz; Egídio Brunetto e Paulo Damião localizados na comunidade do Palhau em Bebedouro, Linhares.

Os acampamentos foram alagados, atingindo as moradias feitas de lona preta, de tábua e alvenaria, além das lavouras das famílias acampadas, destruindo móveis e outros pertences e lavouras em período inicial e em plena produção. É importante destacar que as famílias desempenham uma experiência importante de produção de alimentos ainda no processo de acampamento, na luta pela terra. Além do consumo próprio as famílias comercializam nas feiras livres e nas cestas de produtos da reforma agrária, organizado pelo MST.

Segundo a Direção Estadual do MST no Espirito Santo, são mais de 700 famílias Sem Terra atingidas pelas fortes chuvas no estado.

Como contribuir

As famílias acampadas atingidas pela chuva precisam de alimentação, colchão, lona, telha, roupas e água potável. As doações podem ser feitas pelo PIX: 27 99666-9767 – Adroaldo José Dlugokenski e enviar o comprovante para Eliandra Fernandes 27 99729-3371.

*Editado por Fernanda Alcântara