Produção

No Rio, Feira da Reforma Agrária Cícero Guedes ensina reaproveitamento integral de alimentos

Regina Tchelly, da Favela Orgânica, mostrou receitas saudáveis que levam frutas e legumes dos assentamentos do MST
14ª Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes acontece no Largo da Carioca, centro do Rio, até hoje (7). Foto: Leon

Por Clívia Mesquita
Do Brasil de Fato

Reaproveitar os alimentos até o talo contra o desperdício e a fome é o lema do projeto Favela Orgânica, da paraibana Regina Tchelly. A chef de cozinha esteve na 14ª Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes, no centro da capital carioca.

Júlia de Almeida, do assentamento Roseli Nunes em Piraí, no Sul Fluminense, fez questão de participar da atividade e compartilhar seus próprios conhecimentos sobre o tema. A casca da banana também vai na massa de bolo, ou vira a tradicional bananada.

“Como agricultora, a gente reaproveita muitas coisas na roça, como usar o talo da couve e a casca da manga para fazer farofa. Com a casca da banana, eu faço até empanada”, contou Júlia, que faz parte do coletivo de produção Alaíde Reis.

A receita que fez sucesso durante a oficina foi a do salpicão que substitui o frango pela batata doce com casca ralada e regada com limão. A lista de ingredientes também inclui tomate maçã ou abacaxi, cheiro verde, sal e azeite a gosto. A chef Regina Tchelly usou as frutas e legumes da Feira, produzidos nos assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Receitas da chef Regina Tchelly usam cascas, talos e sementes para aproveitar de maneira integral os alimentos. Foto: Ana Chã

O principal evento de comercialização do MST do estado ocupa o Largo da Carioca, no coração do Rio, até esta quarta-feira (7). Além das tradicionais bancas que oferecem frutas, legumes e hortaliças, a população também encontra pães e bolos, licor, cerveja artesanal, sucos, tapioca, chocolate, fitoterápicos, camisetas, bonés, livros e artesanatos.

A feira também conta com produtos de famílias dos Movimentos dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Sem Teto (MTST), Rede Carioca de Agricultura Urbana (Rede CAU), Articulação de Agroecologia do RJ (Aarj), Feira da Roça da Nova Iguaçu, Campanha de apoio à Palestina, Cooperativa Jataí, Armazém do Campo RJ e Coletivo indígena Sementes da Terra.

Confira a programação desta quarta-feira:

10h – Troca de experiências agroecológicas e sementes/mudas com mediação do projeto de agroecologia Cooperar Maricá, MST e Rede Carioca de Agricultura Urbana.

14h – Encerramento com atividade cultural: Jequitibá do Samba

Edição: Eduardo Miranda