Encontro Regional

Em encontro Regional na Chapada Diamantina, MST discutiu sobre Terra, Alimentos Saudáveis e Novos Tempos

A atividade contou com cerca de 200 militantes Sem Terra, que representam 2,5 mil famílias assentadas e 1,3 mil famílias acampadas da região.
O Encontro teve o objetivo de discutir a luta das Famílias Sem Terra e traçar planos para o próximo ano. Foto: MST/BA

Por Romilson Joaquim, Coletivo de Comunicação do MST/BA
Da Página do MST

No último final de semana, entre os dias 02, 03 e 04 de dezembro, militantes Sem Terra se reuniram no Centro Zumbi dos Palmares – Centro Paroquial da Igreja Católica, localizado na Praça do Rosário, município de Itaberaba/BA, onde realizaram o 25º Encontro Regional do MST da Chapada Diamantina.

Cerca de 200 militantes que representam mais 3,8 mil famílias Sem Terra discutiram a conjuntura nacional, a luta pela terra, e traçaram planos para o próximo ano na Chapada Diamantina.

O Encontro contou com a presença de lideranças políticas de diversos municípios da regional, como prefeitos, ex-prefeitos, secretários, vereadores, professores, líderes religiosos, de amigos do MST, do deputado federal Valmir Assunção e da companheira Lucinha que concorreu ao cargo de deputada estadual pelo Movimento.

O evento teve caráter orgânico, discutiu a luta das Famílias Sem Terra e traçou planos para o próximo ano. A atividade respeitou as novas orientações sanitária e de saúde do estado.

O 25º Encontro Regional do MST na Chapada Diamantina

O encontro teve início no dia 02 de dezembro pela manhã. Durante o período foram debatidos os Desafios Organizativos do Movimento e da Regional Chapada, com o Articulador Político Abraão Brito. Já no período da tarde, foi a vez da companheira Lucinha discutir o Balanço das Eleições e Nossas Táticas enquanto Movimento.

No segundo dia (03/12), foi discutido o tema: “Aspecto da Luta pela Terra e Reforma Agrária Popular, Impacto Ambiental e Projetos de Desenvolvimento: Energia Renováveis e Mineração”, com a Companheira Lucineia Durães – Dirigente Nacional do MST. Por volta das 10 horas, houve um momento político com a participação de amigos e parceiros do MST, como prefeitos, vereadores, secretários municipais e a presença do Deputado Federal Valmir Assunção.

Já durante a tarde, o tema discutido foi “Princípios Organizativos e Método do Trabalho de Base, ” com o companheiro Toizinho – Coordenador Estadual do Setor de Formação do MST. O segundo dia de encontro foi finalizado com uma noite cultural, repleta de mística, poesia e música com a participação de diversos artistas regionais.

Durante a atividade foi realizada a nossa composição de instâncias da regional e divisão de tarefas politicas e organizativas para o próximo período. Foto: MST/BA.

O encontro foi finalizado no dia 04/12, durante o período, o Articulador Político Regional – Abraão Brito, discutiu sobre a Regularização das Entidades, houve um Balanço e Planejamento da Regional, e por fim, foram empossados novos dirigentes e coordenadores de setores da regional.

*Editado por Diógenes Rabello