Armazém do Campo

MST inaugura loja da rede Armazém do Campo em Bauru (SP)

A nova loja é a segunda no interior paulista e a primeira na região central do estado.
Com produtos vindos direto da agricultura familiar e das cooperativas do MST, o Armazém do Campo Bauru também será um espaço de promoção da cultura popular. Foto: Camila Bonassa.

Por Coletivo de Comunicação do MST em São Paulo
Da Página do MST

Na próxima sexta-feira (9), o Movimento Sem Terra (MST) inaugurará uma nova loja da rede Armazém do Campo. Desta vez quem recebe o empreendimento é o município de Bauru (280 km da capital). Assim como os demais estabelecimentos da rede, o Armazém do Campo Bauru será abastecido com produtos in natura oriundos das áreas de Reforma Agrária da região, como o Assentamento Zumbi dos Palmares (Iaras), Acampamento Plínio de Arruda Sampaio (Presidente Alves) e Cooperativa de Produtores Campesinos – Coprocam (Promissão).

Nas prateleiras também estarão disponíveis produtos beneficiados vindos de cooperativas de São Paulo e outras localidades do país, como os das marcas Raízes do Campo, Terra Viva e Monte Vêneto, além de bonés e camisetas do MST.

De acordo com Joice Lopes, do Setor de Produção do MST, o Armazém do Campo Bauru será também um espaço de encontros, confraternização e valorização da cultura brasileira e regional.

“A inauguração de um espaço como o Armazém do Campo aqui em Bauru nos traz uma perspectiva de aproximação da luta pela Reforma Agrária com a população dessa cidade, que é um polo regional. Mais do que uma loja de produtos orgânicos, agroecológicos e da agricultura familiar, o armazém será um espaço também de interação entre as realidades do campo e da cidade, que são distintas, mas não dicotômicas e que se complementam. Tem uma palavra de ordem do MST que diz que se o campo não planta, a cidade não janta, e é esse diálogo que queremos provocar com este novo espaço”, afirma.

No ato de inauguração serão vendidos ao público pratos de arroz carreteiro e moqueca de banana da terra. O coordenador da rede, Ademar Shuscki, será o responsável por preparar o Carreteiro da Reforma Agrária, já tradicional nas atividades da loja da capital. A Moqueca de Banana da Terra acompanhada de arroz e farofa de coco, será preparada por Vitória Regina, cozinheira e idealizadora do projeto TOCA – Culinária Vegetal e Terapêutica, de Bauru. Todos os pratos serão acompanhados de um copo de suco natural.

A atividade contará ainda com a apresentação da banda bauruense Estação 349, que traz seu repertório baseado em sucessos do rock nacional.

Rede Armazém do Campo

Em 2016 foi inaugurada a primeira loja na capital paulista. Atualmente já são 26 lojas físicas, em diversas cidades do país. Todas elas também funcionam na modalidade e-commerce. Além das lojas físicas, existem ainda 39 unidades de comercialização com entregas programadas e compras online, presentes em 36 municípios, levando os frutos da luta pela terra do campo à cidade.

Com essa iniciativa, o Movimento Sem Terra busca ofertar alimentos saudáveis, livres de veneno, agroecológicos e orgânicos à preço justo e diretamente ao consumidor.

*Editado por Diógenes Rabello