Cinema

Armazém do Campo RJ exibe documentário “Manguebit”, em evento com entrada franca

Após o filme, haverá debate com a cineasta Ana Rieper, o jornalista Leonardo Lichote e a documentarista e curadora do cineclube, Beth Formaggini
A obra tematiza o mangue beat, movimento musical e estético que surgiu em Pernambuco nos anos 1990. Foto: YouTube/Frame

Da Página do MST
O Armazém do Campo no Rio de Janeiro, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem
Terra (MST) e o Núcleo de Solidariedade Técnica/SOLTEC da Universidade Federal do Rio de
Janeiro (UFRJ), exibirá o documentário Manguebit, de Jura Capela, na próxima quinta-feira (15), às 18h30, em sua sede, no centro do Rio.

A obra tematiza o mangue beat, movimento musical e estético que nasceu em Pernambuco nos anos 1990, mudou a visibilidade das periferias e das manifestações culturais da região metropolitana de Recife e colocou o estado na rota do mercado musical mundial, após o lançamento de bandas como Chico Science e Nação Zumbi e Mundo Livre S.A.

O filme experimenta a liberdade do pensar do mangue por meio de uma linguagem multifacetada, que reúne ideias e ideais, refletindo a ousadia que deu vazão ao grande símbolo do movimento: uma antena parabólica enfiada na lama dos estuários.
Após a exibição, ocorrerá debate com a cineasta Ana Rieper, o jornalista Leonardo Lichote e a documentarista e curadora do cineclube, Beth Formaggini.
A atividade integra o Cine Armazém, evento promovido pelo MST e pelo Núcleo de Consumidores de Botafogo e Laranjeiras, com o objetivo de trazer a população para o debate das pautas da reforma agrária, bem como dos rumos da política do estado e do país, aliando a luta popular à difusão da produção audiovisual.

Serviço

O quê? Exibição do documentário Manguebit, de Jura Capela, seguida de debate.
Onde? No Armazém do Campo RJ – Rua Mem de Sá, 135, Centro, Rio de Janeiro.
Quando? 15 de dezembro de 2022 – Exibição às 18h30 e debate às 20h.

*Editado por Solange Engelmann