Encontro Estadual

No Ceará, MST realiza 33ª Encontro Estadual de Assentados/as e Acampados/as da Reforma Agrária

Encontro acontece no clube da Cofeco, em Fortaleza e conta com a participação de cerca 600 delegados
Foto: Flaviana Alencar

Por Aline Oliveira
Da Página do MST

De 14 a 16, o Movimento dos Trabalhadores/as Rurais Sem Terra (MST) do Ceará realiza o 33º Encontro Estadual dos Assentados/as, Acampados/as da Reforma Agrária do MST Ceará. O encontro tem como lema “MST Ceará, 33 anos de lutas, conquistas e resistência popular” como um caráter formativo, organizativo e celebrativo.

Para Kelha Lima, da Direção Nacional do MST, “retomar nosso encontro de forma presencial é momento de muita alegria, de celebrar nossas conquistas, abraçar cada um e cada uma, debater sobre os rumos da nossa organização, avaliar, planejar e projetar nossas ações para o próximo período. É momento também de esperançar dias melhores com a grande vitória da classe trabalhadora com a volta do Lula a presidência da República”.

Foto: Renato Araújo

Durante os 3 dias a programação discute a conjuntura política e agrária nacional e internacional, balanço das eleições, relações humanas e emancipação, assembleias das mulheres, LGBTs e juventude, ato político com os amigos/as do MST, noite cultural, jornada socialista e o lançamento da edição 2 da Revista Sem Terra do Ceará.

Flávio Gomes, assentado da Reforma Agrária no assentamento Lagoa do Mineiro, em Itarema-CE, destaca que “depois de quase 3 anos sem nos encontrarmos, esse encontro simboliza nossa resistência, pois apesar de uma conjuntura adversa, de um desgoverno e da pandemia que tirou a vida de mais de 600 mil brasileiros, nos encontrar pra celebrar a vida é muito simbólico, pois mostra o quanto nossa organização superou desafios.

Continuamos a produzir alimentos, a realizar doações de alimentos para quem mais precisa, resistimos e isso porque nossa organização não se curvou diante de todas as mazelas. E acima de tudo, precisamos comemorar a grande vitória nas eleições, viva a luta pela terra e Reforma Agrária Popular”, afirmou Flávio Gomes.

Valdenia Ferreira, assentada no assentamento Frei Humberto em Itapiúna, relata emocionada que “Para nós esse ano ainda é mais importante porque recebemos a nossa terra, uma conquista importante pra nossa luta, e agora vamos ter instabilidade de viver e produzir e criar nossos filhos. Agora é planejar novas lutas pra garantir moradias, estou feliz por festejar coletivamente”.

Foto: Flaviana Alencar

O 33º Encontro Estadual dos Assentados/as, Acampados/as que teve início ontem (14/12), e segue até sexta-feira (16), com o encerramento na final da II Copa Estadual da Reforma Agrária que acontecerá no Estádio Municipal de Caucaia.

*Editado por Fernanda Alcântara