
Stedile: 2021 vai ser o ano da vacina, da luta social e de mudanças na América Latina
Dirigente do MST prevê o isolamento do Brasil em um continente progressista e acredita na retomada da mobilização de massas

Dirigente do MST prevê o isolamento do Brasil em um continente progressista e acredita na retomada da mobilização de massas

Desde o final de março, mais de 170 assentamentos e acampamentos do MST partilharam alimentos da Reforma Agrária no estado

Risco de despejo atinge cerca de 200 famílias que vivem há cerca de 20 anos no complexo de Fazendas Cajati, em Cascavel
Da CPT
A Comissão Pastoral da Terra (CPT), em nota, repudiou a nomeação de Kátia Abreu, líder da CNA, como Ministra da Agricultura.
"A nomeação de Kátia Abreu é a sinalização clara e explícita de que para a Presidenta, neste novo mandato, os povos indígenas, as comunidades quilombolas e outras comunidades tradicionais, os sem-terra em geral, continuarão a ser tratados como entraves que devem ser afastados de qualquer jeito para que o “desenvolvimento econômico” aconteça em nosso país."
Da Via Campesina
Como a cadeia de produção global de alimentos contribui para o aquecimento global:
Desflorestamento: 15-18%
Antes que as plantações comecem, os tratores fazem seu trabalho. Pelo mundo todo, a agricultura industrial está se lançando sobre as savanas, as áreas úmidas e as florestas, lavrando uma enorme quantidade de terrenos.
Da Página do MST
Confira análise de Gerson Teixeira, engenheiro agrônomo, especialista em desenvolvimento agrícola e presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA) sobre a Reforma Agrária no primeiro mandato do governo Dilma:
O desempenho do programa de reforma agrária de 2011 a 2014 resulta de projetos originários no próprio período mais os projetos de anos anteriores. Juntando tudo temos o quadro abaixo com o número de famílias assentadas por Superintendência do Incra:
Do IHU Online
“Não pode mais haver oposição entre ambiente e desenvolvimento, nem entre atenção social e proteção ambiental. É imperativo mudar o modelo”, diz o pesquisador.
alt
“O problema ecológico não é só biológico, técnico ou político; é um assunto de cultura e, como tal, está inscrito em um paradigma de civilização. Este paradigma baseia-se na economia de materiais (extrair, transformar, comercializar, consumir, descartar)”.
Por Altamiro Borges
Do Partal Vermelho
De acordo com levantamento da consultoria Céleres, três variedades de sementes geneticamente modificadas – conhecidas como transgênicas – ocuparam mais de 25 milhões de hectares na safra brasileira 2010 /2011. Este número representa 67% da área plantada com soja, milho e algodão – únicas commodities do Brasil em que a modificação pode ser utilizada. No total, foram plantados mais de 37 milhões de hectares das três variedades.
Do Valor Econômico
O agronegócio brasileiro tem passado por um profundo processo de "estrangeirização" nos últimos sete anos. De 2002 a 2008, as atividades ligadas ao campo receberam US$ 46,9 bilhões em investimentos diretos estrangeiros (IED), revela um estudo inédito do Banco Central. O valor equivale a 29,5% do IED total líquido ingressado no país no período, e a maior parte foi empregada na ampliação das operações da agroindústria fornecedora de insumos agropecuários.
Durante sua intervenção na Conferência sobre mudanças climáticas, o presidente da Bolívia, Evo Morales, propôs um referendum global e popular para enfrentar as causas reais das mudanças climáticas. Estas são as perguntas propostas:
1) Você está de acordo em restabelecer a harmonia com a natureza, reconhecendo os direitos da Mãe Terra?
2) Você está de acordo em mudar o modelo de consumo e esbanjamento que é o sistema capitalista?
A empresa transnacional Bunge fechou no dia 23 de dezembro, em São paulo, um dos maiores acordos do setor sucroalcooleiro do país, ao adquirir cinco das seis usinas do Grupo Moema, com sede em Orinduva (SP). As cinco usinas processam cerca de 13,5 milhões de toneladas de cana por ano.
A empresa transnacional norte-americana amplia seus negócios na cana, pois já controlava a Usina Santa Juliana, no Triângulo Mineiro, onde processava 2,5 milhões de toneladas de cana.
Do Congresso em Foco Pressionado pela bancada ruralista do Congresso, o ministro da Seppir (Secretaria Especial para Promoção da Igualdade Racial), Edson Santos, estuda retirar do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) a competência de demarcar terras de…
Da agência EFE O comércio internacional de produtos agrícolas acelera a mudança climática, pois favorece o aumento das emissões de gases do efeito estufa, afirmou nesta segunda-feira (29/12) o especialista da ONU sobre o Direito à Alimentação, Olivier de Schutter.…
Por Ariovaldo Umbelino* O II Plano Nacional de Reforma Agrária (II PNRA) terminou em 2007 e poucos se lembraram deste fato, ou seja, o governo Lula só faz a reforma agrária se quiser, pois, não tem mais nenhum plano para…
Ano histórico para o MST no Maranhão, além de muitas lutas travadas durante este ano o Movimento fecha 2008 com a formação técnica e superior de 150 militantes. Foram duas turmas de Técnico em Agropecuária em uma parceria do MST…
Yesterday morning, riot police invaded the camp Elizabeth Teixeira, in Park Tatu, Limeira (close to Campinas), São Paulo, to evict 250 families camping in the area. The violent action of the police left three people wounded, among them was the…
Informativos – Últimas do MST Marina Silva quer apoio de Lula para reverter mudanças na lei de biossegurança 29/12/2004 A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que já cedeu até o limite de suas convicções na elaboração do projeto…
Reforma Agrária caminha devagar 29/12/2004 Fonte Correio da Cidadania Qual sua avaliação sobre o andamento da Reforma Agrária em 2004? O que faltou e o que houve de bom? João Pedro Stedile: O processo de Reforma Agrária do governo Lula…
Por Sasha Lilley* Pode-se dizer que o grande estado do Mato Grosso, no Centro do Brasil, é um paraíso, pelo menos a distância. A rica Floresta Amazônica, chamada dos “pulmões do mundo”, se espalha pelo estado, bem como o cerrado.…