MST na Posse

Acampamento dos Movimentos Populares reúne 10 mil pessoas para posse de Lula em Brasília

Representações de movimentos sociais do campo e da cidade participam do ato da posse, no próximo dia 1º de janeiro
Foto: Mykesio Max

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

Caravanas de todas as regiões do país participam do Acampamento dos Movimentos Populares em Brasília, com representações de diversos movimentos do campo e da cidade para a posse de Lula como presidente do Brasil, no dia 1º de janeiro. As delegações organizam-se no Estádio Mané Garrincha, com a perspectiva de reunir cerca de 10 mil pessoas ao longo da programação do Acampamento.

Com ampla participação das organizações sociais, o Acampamento dos Movimentos Populares materializa o trabalho coletivo de milhares de trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade que, no último período, se dedicaram na campanha para eleição do presidente Lula em todo o país.

De acordo com Tuira Tule, da direção nacional do MST, a preparação das diversas organizações simboliza no Acampamento a luta pela retomada dos direitos e da democracia no Brasil.

“Tudo que a gente viveu no último período foi um grande processo de preparação para esse momento, desde o golpe que vivemos em 2016”, destacou Tuira. “Essa construção coletiva foi representada mais recentemente nas eleições com a construção dos Comitês Populares que ampliou o diálogo com a sociedade, pautando os temas fundamentais, das nossas necessidades e reformas estruturais que precisamos para o país”.

Foto: Mateus Alves

O Acampamento realizará na tarde de hoje (31) a Assembleia dos Movimentos Populares, reafirmando a posição das organizações de seguir em luta e organizadas na defesa dos direitos sociais e políticas públicas que transformem a vida da classe trabalhadora no terceiro mandato do governo Lula. “Será um espaço de debate sobre o nosso momento político, mas principalmente de nos preparar para o dia da posse, de forma coletiva e com muita esperança e alegria”.

A animação permanente entre as barracas, cozinhas, espaços de comercialização e troca de saberes, dão o tom do Acampamento que marca a participação das organizações populares na cerimônia de posse. “Reuniremos trabalhadores Sem Terra, que se somam aos indígenas, quilombolas e movimentos da Via Campesina que constroem o Acampamento na perspectiva de dar uma posse popular ao presidente Lula”, comentou a dirigente.

Foto: Edcleide

Posse popular

Além da participação das organizações em Brasília, uma agenda de atividades deve ocupar ainda todo o país no dia 1º. Festas, almoços e transmissões ao vivo são algumas das atividades que os movimentos devem realizar para ampliar ainda mais o clima de posse que sai de Brasília e chega nos quatro cantos do Brasil.

“A partir dos nossos locais, vamos também fazer nossa cerimônia de posse ao presidente Lula. Esse é um momento de festa em todo o país e precisamos celebrar de onde estivermos o momento histórico que ajudamos a construir no último período”, disse Débora Nunes, da coordenação nacional do MST.

Foto: Edcleide