Alimentos Saudáveis
Yolanda Díaz, Vice-Primeira Ministra da Espanha, visita Armazém do Campo no Distrito Federal
Díaz conheceu as experiências de comercialização do MST

Por Beel da Silva
Do Levante Popular da Juventude
Neste sábado (31), o Armazém do Campo no Distrito Federal recebeu a visita de Yolanda Díaz, Vice-Primeira Ministra e Ministra do Trabalho da Espanha, que esbanjou simpatia e mostrou grande interesse em conhecer mais sobre a luta pela Reforma Agrária.
Díaz esteve no Brasil em março deste ano durante a pré-campanha e reuniu-se com o então pré-candidato à presidência, Luís Inácio Lula da Silva, e agora retorna para representar a Espanha em sua posse.
“É a primeira vez que a Espanha tem uma Vice-Primeira Ministra da Economia Social. Temos trabalhado muito em condições adversas, pois passamos na pandemia por muitas coisas, mas trabalhamos muito a economia social em nosso país”, explicou Díaz, relatando ser uma grande defensora da alimentação saudável.

A representante da Espanha destacou o agradecimento ao MST a partir das experiências construídas no Brasil, “quero agradecer a vocês que são referência no mundo, referência de esperança. Digo sempre ‘sem esperança, não temos nada na vida’. Quando trabalhadores e trabalhadoras se manifestam para defender a saúde pública, o que fazemos é porque temos esperança para mudar as coisas. Então, sem esperança, não podemos mudar nada”.
Ana Moraes, da coordenação do MST, apresentou o Movimento e suas frentes de luta. “Nós somos um movimento social que tem como objetivos estratégicos a luta pela terra, a luta pela Reforma Agrária e o socialismo alinhado a transformação das estruturas sociais”.
Ela reforçou ainda o histórico de luta do MST contra o agronegócio, a nacionalização do movimento e sobre como iniciou a luta pela Reforma Agrária popular.
Já Pedro Misnerovicz, da Rede Armazém do Campo, apresentou a estrutura de comercialização de produtos, como o Armazém do Campo nos estados brasileiros contribuem com a luta pela Reforma Agrária e as necessidades de políticas públicas de enfrentamento à fome no país.
Pedro apresentou ainda uma proposta de parceria do MST com o governo espanhol. “Estamos desde 2007 e 2008 em parceria com o grupo Mondragón e queremos dar mais um passo além da contribuição do conhecimento e da experiência com os militantes da Reforma Agrária e MST, queremos dar o passo seguinte, e queremos fazer parcerias econômicas e queremos muito contar com o governo espanhol”, finalizou.

*Editado por Gustavo Marinho