Alimentos Saudáveis

Yolanda Díaz, Vice-Primeira Ministra da Espanha, visita Armazém do Campo no Distrito Federal

Díaz conheceu as experiências de comercialização do MST
Foto: Junior Lima

Por Beel da Silva
Do Levante Popular da Juventude

Neste sábado (31), o Armazém do Campo no Distrito Federal recebeu a visita de Yolanda Díaz, Vice-Primeira Ministra e Ministra do Trabalho da Espanha, que esbanjou simpatia e mostrou grande interesse em conhecer mais sobre a luta pela Reforma Agrária.

Díaz esteve no Brasil em março deste ano durante a pré-campanha e reuniu-se com o então pré-candidato à presidência, Luís Inácio Lula da Silva, e agora retorna para representar a Espanha em sua posse.

“É a primeira vez que a Espanha tem uma Vice-Primeira Ministra da Economia Social. Temos trabalhado muito em condições adversas, pois passamos na pandemia por muitas coisas, mas trabalhamos muito a economia social em nosso país”, explicou Díaz, relatando ser uma grande defensora da alimentação saudável.

Foto: Junior Lima

A representante da Espanha destacou o agradecimento ao MST a partir das experiências construídas no Brasil, “quero agradecer a vocês que são referência no mundo, referência de esperança. Digo sempre ‘sem esperança, não temos nada na vida’. Quando trabalhadores e trabalhadoras se manifestam para defender a saúde pública, o que fazemos é porque temos esperança para mudar as coisas. Então, sem esperança, não podemos mudar nada”.

Ana Moraes, da coordenação do MST, apresentou o Movimento e suas frentes de luta. “Nós somos um movimento social que tem como objetivos estratégicos a luta pela terra, a luta pela Reforma Agrária e o socialismo alinhado a transformação das estruturas sociais”.

Ela reforçou ainda o histórico de luta do MST contra o agronegócio, a nacionalização do movimento e sobre como iniciou a luta pela Reforma Agrária popular.

Já Pedro Misnerovicz, da Rede Armazém do Campo, apresentou a estrutura de comercialização de produtos, como o Armazém do Campo nos estados brasileiros contribuem com a luta pela Reforma Agrária e as necessidades de políticas públicas de enfrentamento à fome no país.

Pedro apresentou ainda uma proposta de parceria do MST com o governo espanhol. “Estamos desde 2007 e 2008 em parceria com o grupo Mondragón e queremos dar mais um passo além da contribuição do conhecimento e da experiência com os militantes da Reforma Agrária e MST, queremos dar o passo seguinte, e queremos fazer parcerias econômicas e queremos muito contar com o governo espanhol”, finalizou.

Foto: Junior Lima

*Editado por Gustavo Marinho