MST na Posse

Marcha de ativistas do campo e das cidades colore de povo a posse de Lula

A voz que consolidou a história de luta, as reivindicações e os projetos do povo ali reunido foi a de Kelli Mafort, da coordenação nacional do MST

Por Eleonora de Lucena e Rodolfo Lucena
Do Tutaméia

Mulheres, homens, crianças, aos milhares, vestidos de alegria e de esperança, participaram, na manhã do dia primeiro de janeiro da Marcha da Posse Popular do presidente Lula.

Saíram cedinho do estádio Mané Garrincha, onde famílias inteiras vindas de todo o país, ativistas do MST, do Levante Popular, dos movimentos urbanos de luta por moradia, dos coletivos de ação contra a mineração e de outras tantas organizações realizaram um acampamento prenhe de política e de esperança.

No final da tarde anterior, tinham realizada um grande encontro político, em que disseram presentes ministros de Lula então ainda não empossados, como Sonia Guajajara e Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e parlamentares como Juliana Cardoso e Eduardo Suplicy.

Mas a voz que consolidou a história de luta, as reivindicações e os projetos do povo ali reunido foi a de Kelli Mafort, da coordenação nacional do MST (clique no vídeo acima, exclusivo do TUTAMÉIA, para acompanhar a íntegra da fala da dirigente popular).

A passagem do ano foi de confraternização, como enorme mesa repleta de comida natural, saudável, gostosa –talvez um aperitivo do que se pode esperar dos projetos de Lula para o desenvolvimento da agricultura familiar.

Dormiram pouco, o suficiente para recuperar as energias e tingir o asfalto e os jardins da esplanada com o vermelho de suas bandeiras, com o branco, o preto, o azul, o verde e o amarelo, tudo embalado por cantos, palavras de ordem e rufar de tambores. Principalmente, com a alegria e a camaradagem entre os participantes – as fotos a seguir dão  ideia do que foi a vibração do dia, a disposição de luta, o esparramar de sonhos. Foram produzidas pelo povo da área de mídia do MST e gentilmente cedidas para divulgação aqui no TUTAMÉIA.

Os autores: Camila Araújo, Dowglas Silva, Elineudo Meira. Obrigado a eles e parabéns pela supermanifestação na Marcha dos Movimentos Populares, que abraçou Lula e levou o povo para a posse do novo presidente da República.

Confira nas imagens: