Contra o Fascismo

Brasil contra o terrorismo: atos em todo o país e no exterior condenam violência bolsonarista

Em repúdio aos atos terroristas de apoiadores de Bolsonaro, milhares vão às ruas de todo o país e no exterior, em defesa da democracia e do voto popular
Ato em frente ao Palácio de Buriti, em Brasília-DF. Foto: @nayatawane

Por Fernanda Alcântara
Da Página do MST

Nesta segunda-feira (09), em dezenas de cidades no Brasil a população saiu às ruas em defesa da democracia. Com a palavra de ordem “sem anistia”, milhares de pessoas ocuparam as ruas exigindo punição severa aos extremistas e terroristas que estavam em Brasília no último domingo (8), cometendo crimes contra a população brasileira e o patrimônio público. As manifestações também pedem punição aos que financiaram e inflamaram os radicais e a responsabilização do ex-presidente Bolsonaro pelos crimes cometidos durante seu mandato.

A ação convocada pelas organizações populares em todas as regiões do Brasil e em diversos países do mundo reafirma a posição de repúdio aos ataques terroristas e golpistas contra os três poderem em Brasília neste domingo, que destruíram o patrimônio público em atos sem precedentes na história do nosso país. Obras de arte, objetos de valor histórico, vidraças, cadeiras, fotografias, computadores, entre outros objetos, foram completamente destruídos.

Crimes realizados em Brasília no último domingo (08). Foto: Ton Molina/ AFP

A conivência de autoridades públicas também estão na pauta destas ações. A população que foi às ruas nesta segunda percebeu que somente com a força popular será possível derrubar o bolsonarismo nas ruas, rechaçando a tentativa de golpe e reafirmando a legitimidade da decisão das urnas que elegeu o novo governo petista.

Em resposta, Lula decretou intervenção federal na Segurança Pública do Distrito Federal, e classificou o ato de terrorista e barbárie, e garante que bolsonaristas que vandalizaram Planalto, Supremo Tribunal Federal (STF) e Congresso Nacional serão identificados e punidos. Ricardo Garcia Cappelli, do Ministério da Justiça, foi nomeado interventor federal até 31 de janeiro.

Líder no governo Bolsonaro, Ricardo Barros (PP-PR) chamou os terroristas de “brasileiros de cara limpa”; José Medeiros (PL-MT) quer golpe no STF; Pedro Lupion (PP-PR), que comandará a Frente Parlamentar da Agropecuária, condenou a violência, mas disse que foram em um contexto de “manifestações legítimas”.

Nesta segunda-feira (09), trabalhadores e trabalhadoras do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra estiveram presentes em pelo menos 20 estados, de todas as regiões do país, fazendo coro à população que defende a democracia e quer justiça. Confira abaixo algumas das cidades em que o MST esteve presente:

Sul

Em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, o ato em defesa da democracia mobilizou cerca de 30 mil pessoas de organizações do campo e da cidade. Os manifestantes se concentraram na Esquina Democrática e seguiram em marcha para o Largo Zumbi dos Palmares, no bairro Cidade Baixa.

Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Foto: Jorge Leão

A defesa da democracia levou milhares de pessoas para as ruas de Curitiba, capital do Paraná, na noite desta segunda-feira (9). A mobilização iniciou e terminou em dois marcos históricos de luta por democracia em Curitiba: a concentração foi na Praça Santos Andrade, seguiu pelas ruas do centro da cidade, até a Boca Maldita.

Outras ações aconteceram em Londrina, Francisco Beltrão e Ponta Grossa. Em Maringá, centenas de pessoas participam da mobilização em defesa da democracia em frente à prefeitura, no noroeste do Paraná. O ato foi convocado especialmente por entidade estudantis na cidade. Em Santa Catarina, Florianópolis também recebeu centenas de pessoas em defesa da democracia.

Amazônica

Capitais da região Norte também promoveram atos em defesa da democracia. No Pará, centenas de pessoas se concentraram na capital, Belém, em frente ao Mercado de São Brás em defesa da democracia e exigindo punição para quem promoveu os atos terroristas na Capital Federal. Também foram registrados ações em Porto Velho, capital de Rondônia.

No Maranhão, a capital de São Luís realizou o ato de defesa da democracia com a participação de movimentos sociais, estudantis, sindicatos e partidos políticos, que se concentraram na Praça Deodoro e com gritos de ordem “Sem Anistia para golpistas”. Também aconteceram ações em Manaus, Amazonas.

Nordeste

No município do Prado, regional do extremo sul da Bahia, o ato aconteceu em frente à Câmara Municipal e contou a participação de movimentos populares, vereadores, gestores e residentes do município. Todos juntos contra as ações terroristas que aconteceram em Brasília. A capital Salvador também recebeu diferentes manifestantes em protesto contra as atrocidades promovidas em Brasília.

Salvador, Bahia. Foto: Mateus Quevedo

Em Alagoas, integrantes dos movimentos populares ocuparam as principais avenidas de Maceió em protesto. Foram centenas de pessoas, mobilizadas em repúdio aos ataques terroristas realizados neste último domingo, em Brasília. O mesmo aconteceu em Teresina, no Piauí.

Na capital pernambucana, o ato começou às 16 horas na praça do Derby e seguiu em caminhada pelas às ruas de Recife, Pernambuco, finalizando na rua da Aurora, no monumento Tortura Nunca Mais.

Protestos em Maceió. Foto: Mykesio Max

Em Natal, Rio Grande do Norte, os mais diversos grupos e articulações da sociedade civil se reuniram para defender a democracia. No Ceará, a concentração do ato ocorreu em Fortaleza (CE), no cruzamento da Av. Treze de Maio, na universidade IFCE. Em Sergipe, o ato em defesa da democracia acontece na praça Mini-golfe, na capital Aracaju e reuniu movimentos populares e ativistas para repudiar os atos terroristas.

Sudeste

A maior concentração de manifestantes aconteceu em São Paulo, na Avenida Paulista. Movimentos populares gritam contra o fascismo e exigem “Sem Anistia”, a partir da concentração em frente ao Masp. Manifestantes imprimiram a capa da Constituição como forma de protesto, e entoaram diversas vezes a frase: “Sem anistia e sem perdão, o povo quer Bolsonaro na prisão”!. Em Presidente Prudente, o ato foi realizado à tarde, no Parque do Povo, no interior de São Paulo. Em Campinas (SP), manifestantes se reuniram no Largo do Rosário e, debaixo de chuva, percorreram vias do centro da cidade em protesto contra os atos antidemocráticos, em Brasília.

O ato realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, reuniu torcidas organizadas de futebol e ativistas antifascistas para barrar nas ruas o avanço do terrorismo e extremismo promovido pelos golpistas que apoiam o ex-presidente Bolsonaro. Em Juiz de Fora (MG), o ato teve início dentro da Câmara Municipal de Vereadores e, apesar da forte chuva, seguiu pelo calçadão da Rua Halfeld, passando pela Avenida Getúlio Vargas até chegar na Escola Normal. Centenas de pessoas estiveram presentes em mais um dia de luta em defesa da democracia.

Na Cinelândia, no Rio de Janeiro, o protesto também resistiu à chuva para combater o terrorismo e o golpismo nas ruas. Mesmo com a chuva e com menos de 24h para organizar a mobilização, o ato em defesa da democracia lotou as ruas do Rio de Janeiro, demonstrando que o terrorismo e o golpismo serão combatidos também nas ruas.

Ato pela democracia ocorreu mesmo com chuva, no Rio de Janeiro. Foto: Eduardo Miranda

Centro-Oeste

Mesmo com atos confirmados para amanhã (11), milhares de pessoas foram para frente do Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal, em Brasília, exigindo a saída do governador Ibaneis, que foi conivente com os ataques de terroristas bolsonaristas neste domingo. Também ocorreram ações em Goiânia, capital do Goiás; em Cuiabá, no Mato Grosso, e em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, com aproximadamente 500 pessoas.

Apoio internacional

Em paralelo às manifestações em defesa da democracia em dezenas de cidades no Brasil, vários grupos de brasileiros e amigos democráticos em outros países, também convocaram atos em favor do voto popular e contra a tentativa de golpe de estado, realizada por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília.

Foram registrados atos de solidariedade na capital do México, e em Buenos Aires, Argentina, onde ocorreu ato em Apoio à Democracia no Brasil na Embaixada Brasileira naquele país. Nos Estados Unidos foram registradas manifestações em Nova Iorque e em Boston.

Na europa, a Espanha contou manifestações a favor da democracia e contra as ações terroristas em Brasília feitas por apoiadores do ex-presidente Bolsonaro (PL). Os manifestantes se encontraram na Fonte de Canaletas, Barcelona, e também na capital, Madrid. Na Itália, manifestantes se concentraram na frente da embaixada do Brasil e da estátua de “Pasquino”, a voz do povo Romano, e demonstraram solidariedade com Lula e o povo do Brasil.

Em Frankfurt, Alemanha, manifestantes se encontram em frente ao Consulado Brasileiro com cartazes escritos “Democracia resiste” e “Sem anistia”, assim como em Berlim. Em Bruxelas, capital da Bélgica, manifestantes a favor da democracia e contra os atos extremistas em Brasília gritam em coro: “Viva a democracia! Não haverá anistia”, assim como em Londres, Inglaterra, e em Zurique, no norte da Suíça.

Os protestos foram convocados por grupos e coletivos que lutam pela democracia brasileira. Assim como as manifestações nacionais, os atos exigem que todos os responsáveis pela invasão às sedes dos Três Poderes sejam punidos e responsabilizados pela justiça.

*Editado por Solange Engelmann