Conquista!

Copavi 30 anos: um vislumbre de liberdade!

Assentamento Santa Maria, no Paraná, celebra 30 anos de construção e conquistas, nesta quinta-feira (19)
Foto: Arquivo MST Paraná

Por Janaina Strozake
Da Página do MST

Nesta quinta-feira (19), celebramos os 30 anos do assentamento Santa Maria, em Paranacity, região Noroeste do Paraná. A ocupação foi realizada em janeiro de 1993 e em julho do mesmo ano nasceu a Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória Ltda (COPAVI), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Desde então o assentamento passou a ser conhecido pelo nome de sua Cooperativa.

Os 30 anos de vida significam muita experiência. Significa ter atravessado momentos de todo tipo, desde repressão e ataques, até maravilhosas conquistas e belas festas. Se manter firme na prática da vida coletiva é uma prova de que aquele lugar de liberdade sonhado pelos socialistas no século XIX é possível. A COPAVI contribui para mostrar que este é o caminho.

O primeiro passo foi o encorajamento das famílias Sem Terras para dizer: “temeremos mais a miséria do que a morte”, que os motivou a numa madrugada de janeiro de 1993 montarem acampamento embaixo da única árvore que existia no latifúndio, uma velha mangueira. O segundo passo foi ocupar de vez o latifúndio coberto de cana-de-açúcar. O terceiro resistir e conquistar a liberdade da terra e das famílias.

Hoje, o assentamento conta com 26 famílias assentadas, produzindo alimentos, saúde, educação, sonhos e dignidade. Na COPAVI, a agroecologia se estuda, se experimenta e se pratica. A vida coletiva se concretiza no dia-a-dia: no trabalho, no refeitório, nos jardins, no tempo de ócio, nas dores e batalhas, nas celebrações da luta e da vida, já que luta e vida se confundem.

A pandemia de COVID-19 desvelou uma das grandes virtudes de uma Cooperativa que mantém os princípios políticos da luta social, como classe trabalhadora. Um território de liberdade que a cada dia se põem a prova na superação das desigualdades e injustiças. Durante a pandemia, quando o mercado capitalista inflacionou o preço da comida em busca de mais lucros, a COPAVI manteve os preços de seus alimentos para que eles continuassem acessíveis.

A Cooperativa junto a todas as suas famílias, produziu e doou toneladas de alimentos nos piores momentos em que chegou-se a triste marca de 33 milhões de brasileiros e brasileiras em insegurança alimentar. A COPAVI e o MST honraram sua condição campesina de produzir e entregar comida a milhões de pessoas desamparadas.

E mais que alimento para o corpo, a COPAVI produz beleza, produz – com todas as dificuldades que isso implica e com toda a perseverança que isso requer – novas relações, buscando igualdade, respeito e confiança. Negras, indígenas, mulheres, LGBTI, crianças, idosas, todas as identidades historicamente oprimidas na sociedade capitalista, na COPAVI e no MST podem buscar e encontrar sua voz e seu espaço. Porque a agroecologia se faz com relações e pessoas saudáveis.

Hoje, junto com leite, açúcar mascavo, cachaça, frutas, verduras, ovos, carne, feijão, a COPAVI entrega esperança. Esperança de que esse vislumbre de liberdade, que se vê nesse pedacinho de mundo possa se expandir e se concretizar no mundo inteiro.

Como parte das comemorações, as famílias se uniram numa bela mística que reviveu a história da cooperativa e de cada um que a construiu. Reafirmou seu compromisso com a luta e plantou esperança com árvores, mostrando que a vida é feita de passado, presente e um lindo futuro a construir.

Foto: arquivo MST Paraná

LUTAR! CONSTRUIR REFORMA AGRÁRIA POPULAR!

*Editado por Solange Engelmann