Fome

Podcast ‘Ciência da Fome’ aborda o enfrentamento da insegurança alimentar no Brasil

Podcast ‘Ciência da Fome’ vai ao ar todas as sextas-feiras na Rádio Brasil Atual e também está disponível em plataformas de streaming
A estimativa do Banco Mundial é que cerca de 5,4 milhões de brasileiros atinjam a extrema pobreza, chegando ao total de 14,7 milhões de pessoas até o fim de 2020. Foto: Leonardo de França

Da Rádio Brasil Atual

A Rádio Brasil Atual apresenta o podcast ”Ciência da Fome”, que aborda temas como insegurança alimentar, subnutrição, alimentação sustentável, modelo de agricultura e acesso a comida. Na primeira temporada, a jornalista entrevistou personalidades como o teólogo Frei Betto, o ex-presidente da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO-ONU) José Graziano, o líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) João Pedro Stédile, e o coordenador da Pastoral do Povo da Rua Padre Júlio Lancelotti.

Os fios condutores do podcast são contribuições do geógrafo Josué de Castro (autor de “Geografia da Fome”) e da escritora Carolina Maria de Jesus (autora de “Quarto de despejo”). A produção traz ainda diversas iniciativas de ações solidárias de São Paulo, Maranhão, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Pernambuco.

Inicialmente, o podcast está dividido em cinco episódios de 30 minutos. Os episódios vão ao ar todas as sextas-feiras nos principais serviços de streaming voltados ao áudio. Já na Rádio Brasil Atual, 98,9 FM, o material vai ao ar também às sextas-feiras, às 9h.

Serviço

PODCAST CIÊNCIA DA FOME

Produção: Rádio Tertúlia / Apoio: Instituto Serrapilheira / Parceria: Rádio Brasil Atual

Qualquer emissora de rádio pode veicular esta série desde que mantida a íntegra do material. 

EPISÓDIO 1

#EP1 “Só ar dentro do estômago”

A fome atinge 33 milhões de pessoas no Brasil. Mas ela não é um número. A fome tem cara, tem lugar… Um problema que tem não só raízes complexas, como também muitos desafios para que seja solucionado, e que envolvem a ciência – inclusive. Quem nos ajuda na conversa que teremos nesta temporada do Podcast Ciência da Fome são as contribuições da escritora Carolina Maria de Jesus (“Quarto de despejo”) e do geógrafo Josué de Castro (“Geografia da fome”). Neste primeiro episódio, você ouve o Padre Júlio Lancellotti e conhece melhor a realidade da fome entre a população de rua de São Paulo, de favelas do Rio de Janeiro (Complexo da Maré) e de aldeias indígenas no Mato Grosso do Sul (Povo Guarani Kaiowá).

EPISÓDIO 2

#EP2 “Faz de conta que estou sonhando”

A escritora Carolina Maria de Jesus (“Quarto de despejo”) relatou a vivência de pobreza na Favela do Canindé, em São Paulo, mas também refletiu sobre o que deveria ser feito para transformar aquela realidade. A questão da terra, para ela, era central. E falar em terra no Brasil é falar de combate à fome com produção de alimentos sim, mas também é falar de commodities (como a soja), latifúndio, conflitos fundiários, agrotóxicos e violência. Neste segundo episódio da temporada, vamos ouvir o economista João Pedro Stedile (MST), o agrônomo José Graziano (ex-diretor da FAO), além da pesquisadora Elena Pajaro Peres. Retomamos a situação de fome dos indígenas em Dourados (MS), além de conhecer uma feira agroecológica e solidária em São Luís (MA) e um projeto de doação de marmitas na capital paulista (Rede Rua). E, claro, o legado do geógrafo Josué de Castro (“Geografia da Fome”) nos ajuda também na condução deste episódio.

OUVIR 🎧 (31 min.)

EPISÓDIO 3

#EP3 “Ontem comemos mal. E hoje pior”

A fome é um desafio ético e espiritual. Ela também causa danos biológicos, econômicos e sociais, em curto, médio e longo prazo. O Brasil é um país extremamente desigual, e que hoje convive também com discursos de ódio, negacionismo e aporofobia, que é a aversão a pessoas em situação de pobreza. Por onde começar a desatar esse nó da fome, e como a ciência deve e pode atuar nisso? Neste terceiro episódio da temporada, quem nos ajuda a construir essa resposta é o teólogo Leonardo Boff, José Graziano (ex-diretor da FAO/ONU), a nutricionista Vanille Pessoa (UFCG/PB), João Pedro Stedile (MST) e a historiadora Elena Pajaro Peres, entre outros. No caminho para essa reposta, revisitamos o legado da escritora Carolina Maria de Jesus (“Quarto de Despejo”) e do geógrafo Josué de Castro (“Geografia da Fome”) para falar também da agricultura familiar.  E você vai conhecer o Projeto Viva Sustentável nos Morros, em Recife, que cria quintais agroecológicos com o envolvimento de idosos e suas famílias.

EPISÓDIO 4

#EP4 “Um lugar onde preto é feliz”

De acordo com a Coordenação Nacional da Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, 75% das 6 mil comunidades passam por situação de insegurança alimentar, agravada pelo racismo e pela demora na titulação das terras. Neste 4º episódio, você vai conhecer a realidade da Comunidade Quilombola de Itamatatiua, em Alcântara (MA); e o quilombo urbano Casa Akotirene, uma experiência de organização e apoio a mulheres negras em Ceilândia (DF), região com altos índices de pobreza e insegurança alimentar. Também participam o teólogo e escritor Frei Betto (responsável pelo programa Fome Zero no primeiro governo de Lula); e o psicólogo e pesquisador Pedro Costa, que aborda o impacto da fome na saúde mental.

EPISÓDIO 5

#EP5 “Desigualdades trágicas e brincadeira do destino”

A fome no Brasil é mais presente entre os lares em que vivem crianças com menos de dez anos, segundo o Inquérito Nacional sobre Segurança Alimentar no contexto da pandemia covid-19 no Brasil. Neste 5º e último episódio, vamos falar sobre crianças, fome e alimentação escolar. Para isso, conversamos com o teólogo Leonardo Boff, a nutricionista e professora Vanille Pessoal (UFCG/PB), Mariana Sartorelli (FIAN-Brasil), além de contar com a participação de Elena Pajaro Peres (USP), que comenta a obra da escritora Carolina Maria de Jesus (“Quarto de Despejo”).

E você vai conhecer também o Projeto Alavanca, que distribuiu cestas básicas durante a pandemia para combater a fome na Favela São Remo, vizinha de uma das maiores universidades da América Latina, a USP. 

EPISÓDIO 6

#EP6 Moros e cristianos: o desafio da produção de alimentos em Cuba

“Cuba não tem fome, mas tem insegurança alimentar”. A afirmação é do Frei Betto, téologo e escritor, que atualmente assessora o governo cubano no chamado Plan San (Plano de Soberania Alimentar e Educação Nutricional de Cuba), que tem apoio da FAO/ONU. Cuba é do tamanho do estado de Pernambuco e há mais de 60 anos sobrevive ao bloqueio dos Estados Unidos, que afeta diretamente o que chega à mesa dos cubanos. Para além disso, o país vive atualmente uma crise econômica, agravada também por desastres naturais. É por isso que o governo de Cuba está acelerando o Plan San. 

Nossa equipe decidiu produzir um episódio bônus da temporada com a parte da entrevista que fizemos com ele em que Frei Betto aborda a experiência cubana na produção de alimentos, um assunto pouco abordado pela mídia brasileira. Vale lembrar que Frei Betto foi um dos responsáveis pelo Programa Fome Zero, no primeiro mandato do presidente Lula. 

(*) Para quem não sabe o que é “moros e cristianos” que usamos no título, é uma comida tradicional cubana de arroz com feijão (tudo misturado na panela).