Pesar

Ao companheiro Khader Othman

Homenagem do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Khader Othman. Foto: Eman Abusid/Middlle East Monitor/ Reprodução

Convidamos as crianças, pra pintar no muro da desigualdade.
É o Sem Terrinha, cantando e ocupando com a sua ginga.
Reforma Agrária, justiça e liberdade, uma canção de roda.
Palestina livre, um sonho que também é brasileiro.
Oh, Palestina!
Menino livre, solta pipa e joga bola.
Nossa ciranda, convida tuas crianças pra dançar na roda.
E de mãos dadas, sonhando a liberdade a ser conquistada
Oh Palestina!”

(Música das crianças Sem Terrinha do Brasil às crianças palestinas)

Com os versos desta singela música das crianças Sem Terrinha, nos despedimos do companheiro Khader Othman, que nos ensinou que a causa palestina não é uma causa apenas para os palestinos, mas para todos os revolucionários, das massas exploradas e oprimidas da nossa época.

Internacionalista convicto, ainda jovem, Khader desempenhou um papel importante na defesa de sua terra com uma dignidade e persistência inquebrantáveis. Fazemos coro às suas fortes palavras, de que o velho vai morrer, mas o jovem não vai esquecer. Eles serão mais fortes e continuarão a luta.

Lembramos que nossa identidade com a luta e a resistência palestina vem de nossos objetivos comuns: a luta pela terra, contra todo o tipo de colonialismo e imperialismo e por transformações sociais. Os mais de 70 anos de resistência palestina são uma grande inspiração para o MST e para todos os povos em luta do mundo.

Essa identidade está presente em cada assentamento e acampamento do MST. Em cada bosque plantado em nossas áreas em homenagem ao Dia da Terra Palestina, em cada bandeira palestina pendurada ou hasteada em nossos Centros de Formação, encontros, cursos, lutas. Está presente nas nossas crianças, que cantam que a Palestina Livre também é um sonho brasileiro, a ser conquistado de mãos dadas.

Khader é e seguirá sendo inspiração para cada Sem Terra na causa Palestina.

Saudamos toda a família de sangue e de vida de nosso querido Khader. Que as memórias sejam presença e força neste momento!

Khader presente, hoje e sempre!

Palestina Livre!

Florianópolis, 08 de fevereiro de 2023.