Nota de Pesar

MST lamenta falecimento do professor Sávio de Almeida, em Alagoas

O historiador, escritor, dramaturgo e professor aposentado da UFAL, faleceu de causas naturais nesta sexta-feira (10)
Sávio de Almeida, foi um exemplo de intelectual comprometido com as causas populares do estado. Foto: Arquivo pessoal

Da Página do MST

Faleceu nesta sexta-feira (10) o professor aposentado da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Luiz Sávio de Almeida, parceiro do Movimento em Alagoas e intelectual importante para historiografia do estado.

Em nota, o MST lamenta a partida física do professor e reafirma a disposição de seguir transformando a história de Alagoas a partir do olhar do povo oprimido ao longo dos anos.

“Que sua vida dedicada à educação e a historiografia de Alagoas sejam faróis na construção de um estado que verdadeiramente abrace seu povo: os negros, os povos indígenas, os camponeses e todas as vidas que pulsam por justiça e dignidade”, destaca trecho da nota divulgada.

Confira na íntegra:

Nota de pesar e despedida

É com profunda tristeza que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Alagoas recebe a notícia do falecimento do professor Luiz Sávio de Almeida, nosso companheiro e exemplo de intelectual comprometido com as causas populares em nosso estado. Historiador, escritor, dramaturgo e professor aposentado da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Sávio faleceu de causas naturais nesta sexta-feira (10).

Nos deixando fisicamente no dia de hoje, Sávio deixará o legado de seus 80 anos de responsabilidade com a história da luta e de resistência dos povos de Alagoas, nas suas escritas, nos seus debates e em seu entusiasmo junto aqueles e aquelas que verdadeiramente representam a história do nosso estado. Será para todo o sempre um dos nossos maiores intelectuais!

Que sua vida dedicada à educação e a historiografia de Alagoas sejam faróis na construção de um estado que verdadeiramente abrace seu povo: os negros, os povos indígenas, os camponeses e todas as vidas que pulsam por justiça e dignidade.

Estendemos com carinho nosso abraço camarada aos familiares, amigos e companheiros de caminhada que tiveram a satisfação de aprender e a escrever a história de Alagoas junto com Sávio.

Nosso compromisso é de manter vivo o ânimo e a esperança de que a luta e o povo organizado darão voz e vez a uma nova Alagoas que pulsa do Sertão ao Litoral.

Sávio: presente!

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST

10 de fevereiro de 2023