Formação

Abertura do 19º Encontro Estadual do MST-MA é marcada por Assembleia das Mulheres

Atividade acontece no assentamento Califórnia, município de Açailândia, entre os dias 10 a 12 de fevereiro
Mística de abertura trouxe a importância da organicidade, ocupações, estudo, luta e produção de alimentos saudáveis e denunciou os índices de violência no campo. Foto: Hannah Letícia

Por Mariana Castro
Da Página do MST

Em meio a mística, reencontros e estudo, nesta sexta-feira (10) foi iniciado o Encontro Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Maranhão, com a presença das cinco regionais que compõem a organização do estado.

No ato de abertura, uma mística com crianças, jovens e idosos apresentou o tema da organicidade em elementos que compõem a história de ocupações, estudo, luta e produção de alimentos saudáveis no estado, marcado por cruéis índices de violência no campo.

Encontro acontece até este domingo (12). Foto: Hannah Letícia

No primeiro dia, a mesa de debate destacou o tema “Organicidade e a construção da Reforma Agrária Popular: Rumo aos 40 anos do MST”, com a contribuição das dirigentes Maria Gorete e Divina Lopes, que facilitaram a reflexão e discussão sobre o papel do movimento na reconstrução do país, inclusive com a inserção na disputa eleitoral para a ocupação de espaços políticos em defesa de projetos da classe trabalhadora do campo e da cidade.

“Tivemos algumas tragédias no MST, mas sempre nos reerguemos porque lutamos coletivamente. Estamos cada um no seu canto, mas juntos. Estamos cada um no seu território, mas juntos. O princípio básico de uma organização é a participação popular, porque assim nos fortalecemos”, apontou Divina Lopes.

Um principais momentos na abertura foi a realização da Assembleia das Mulheres Sem Terra. Foto: Hannah Letícia

Com os aromas de março no ar, um dos pontos fortes da abertura do encontro estadual foi a realização da Assembleia das Mulheres Sem Terra, em preparação para a Jornada Nacional de Luta das Mulheres, que acontece de 6 a 8 de março em todo o país, e tem como o lema: “O agronegócio lucra com a fome e a violência. Por terra e democracia, mulheres em resistência!”.

As mulheres ocupam a linha de frente nas lutas contra a violência no campo no Maranhão, estado que ocupa os maiores índices de assassinatos nos territórios, envolvendo não apenas Sem Terra, mas também quilombolas, indígenas e ribeirinhas.

Considerando esse contexto, a Jornada de Luta das Mulheres Sem Terra no estado será marcada por uma ampla agenda de cobranças junto aos órgãos municipais, estaduais e federais, além de intervenções para a convocação da sociedade civil no sentido de organização e participação popular na defesa de direitos.

Mulher Sem Terra na abertura da Feira da Reforma Agrária no MA. Foto: Larissa Lopes

Durante a noite deste primeiro dia do encontro, aconteceu ainda a abertura da Feira da Reforma Agrária, enaltecendo a produção dos acampados e assentados do estado, que se destaca principalmente por meio da alimentação saudável, como doces e licores de frutas típicas, mel de abelha, farinha, arroz e feijão.  

Foto: Larissa Lopes

O 19º Encontro Estadual do MST do Maranhão segue até domingo (12), com o objetivo de debater os desafios enfrentados nos últimos anos e organizar os setores e frentes de trabalho para avançar na luta pela Reforma Agrária Popular no próximo período.

*Editado por Solange Engelmann