Perseguição

Prefeitura de Presidente Prudente (SP) prejudica realização da Feira da Reforma Agrária

Essa seria a primeira Feira da Reforma Agrária de 2023 em Presidente Prudente, que já existe há cinco anos
Medida da prefeitura impede a comercialização dos alimentos saudáveis da Reforma Agrária no espaço do Galpão da Lua na cidade. Foto: Divulgação Feira da Reforma Agrária

Por MST do Pontal
Da Página do MST

A Prefeitura Municipal de Presidente Prudente notificou nesta sexta-feira (10), o Coletivo Cultural Galpão da Lua impedindo a realização de mais uma Feira da Reforma Agrária na cidade. A medida implica diretamente na comercialização dos alimentos saudáveis produzidos pelas famílias assentadas da Reforma Agrária no Pontal do Paranapanema, interior de São Paulo.

O Coletivo Cultural Galpão da Lua há sete anos realiza a ocupação cultural em um espaço da antiga estação ferroviária. O espaço, que estava abandonado desde a desativação da linha ferroviária, ganhou um uso comunitário através da ocupação popular, local em que vem recebendo diversas atividades culturais e formativas de diversas organizações da cultura e de movimentos sociais da região.

Feira da Reforma Agrária acontecei há sete anos no espaço da ocupação cultural. Foto: Divulgação Feira da Reforma Agrária

Entre as atividades que ocorrem no espaço está a Feira da Reforma Agrária, que acontece mensalmente e é um espaço construído por diversos parceiros, com MST no Pontal do Paranapanema, o Coletivo Cultural Galpão da Lua, a Consulta Popular, o Coletivo Afronte e a Afitesp.

Participam da Feira da Reforma Agrária assentados e assentadas de diversos municípios da região, além de feirantes locais com artesanatos, diversos tipos de alimentos, livros e outros produtos. Outra marca da Feira são as atividades culturais que ocorrem simultaneamente.

Foto: Divulgação Feira da Reforma Agrária

A Feira é um espaço onde os alimentos saudáveis produzidos pela Reforma Agrária Popular na região chegam até a comunidade local por um preço justo. Além de contribuir com a Soberania Alimentar na cidade de Presidente Prudente, gera renda para as famílias assentadas.

Com a notificação, a organização da Feira precisou deslocar os e as feirantes de última hora para outro espaço, com o entendimento de que manter a realização da mesma é um compromisso com a Reforma Agrária, um ato de resistência política e uma forma de enfrentar a decisão autoritária do poder público municipal.

Foto: Divulgação Feira da Reforma Agrária

Somos contra a perseguição que a Prefeitura Municipal está fazendo com a Feira da Reforma Agrária. Continuaremos lutando pelo direito à Cultura Popular e à alimentação saudável.

MST por Terra, Arte e Pão!

Movimento dos Trabalhadores Ruais Sem Terra – Pontal do Paranapanema

*Editado por Solange Engelmann