Encontro Estadual

34º Encontro Estadual do MST-SE é marcado por ato político e encontro com amigos do MST

Abertura da atividade foi marcada pela defesa da democracia e destaca a necessidade de organização e unidade no governo Lula

IFS-Campus São Cristóvão recebe 34º Encontro Estadual do MST-SE

Por Luiz Fernando
Da Página do MST

Nesta quarta-feira (15), foi iniciado o Encontro Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Sergipe, um encontro místico de reencontro e de muita organicidade, com a presença de mais de 200 militantes do MST de todo Estado. O Encontro acontece no município de São Cristóvão, entre os dias 15 a 17 de fevereiro.

Em um momento de celebração e reflexão, nas falas foram destacadas a importância da luta em defesa da democracia e apontada a necessidade de organização e unidade, para elevar as pautas populares dentro do governo Lula, não cometendo os erros do passado.

Samuel, do MPA, destacou a necessidade da unidade na pauta do “Campo pelo Campo” e o Plano de Agricultura Familiar e Camponesa para SE, para fortalecer e garantir a Reforma Agrária, a produção agroecológica, a comercialização de alimentos saudáveis e a garantia de direitos sociais e humanos do campo.

Cleosvalda Góis, da Direção Nacional do MST, ressalta que para contrapor o modelo do agronegócio e a estrutura de desmonte do governo Bolsonaro durante a pandemia, o MST esteve organizado, com a política do isolamento produtivo, plantando alimentos saudáveis que eram compartilhados com a classe trabalhadora das periferias de Aracaju que mais sofriam com o tratamento perverso.

Entre os convidados estavam Dalva Angélica, do Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (MOTU), Dudu, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Kauane Batista, do Movimento Popular Camponês (MCP), professor e pesquisador Gismário Nobre, Padre Fernando, Dudu, do Levante Popular da Juventude e o a anfitrião professor Marco Arlindo, diretor de extensão do IFS-Campus São Cristóvão, que deu as boas vindas ao 34º Encontro Estadual do MST.

O evento segue até sexta-feira com muito debates visando fortalecer a organicidade do Movimento para as lutas dos próximos períodos.

*Editado por Rafael Soriano