Encontro Estadual

No Espírito Santo, MST realiza seu 18º Encontro Estadual

Encontro contou com cerca de 200 delegados trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra, de todas as regiões do estado
Fotos: Karini Bergi e Mariana Motta

Por Karini Bergi e Mariana Motta
Da Página do MST

Com a participação de cerca de 200 delegados trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra de todas as regiões do estado de Espírito Santo, o 18º Encontro Estadual do MST aconteceu entre os dias 09 e 11 de Fevereiro, no CEFORMA, em São Mateus.

O Encontro foi um espaço de estudo, análise de conjuntura, reencontro e planejamento. Além de muita mística e confraternização, o encontro contou com assembleia de mulheres, momento com amigos e amigas, posse da nova direção estadual e projeção das lutas em defesa da Reforma Agrária Popular.

Os debates tiveram como centro a defesa da democracia, da participação social e a reconstrução do Brasil. Passaram pelas mesas lutadoras e lutadores do povo como Iriny Lopes, Camila Valadão, José Ricardo Basílio, Cássia Bechara, Adelar João Pizetta. Contou com a participação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e também o SindiPúblicos.

Rumo aos nossos 40 anos de MST nacional e 38 de movimento no Espírito Santo, o Encontro é um espaço de formação e consolidação da militância na estrutura organizacional do movimento. É o momento de reafirmar nosso compromisso com a luta pela terra, pela reforma agrária e pela transformação social.

Para Eliandra Fernandes da Direção Nacional do MST, “nosso encontro teve o papel de reafirmar nossa tarefa de continuar a ocupar as terras improdutivas, principalmente de empresas, que não cumprem a função social da terra; Reafirmar nossa ação de combate à miséria e a fome, produzindo alimentos saudáveis, assim avançando com o debate da agroecologia nas nossas áreas. E também a luta pela preservação do meio ambiente, na defesa das nossas matas e florestas!”

Como parte dos frutos da luta pela terra e pela transformação social, durante os dias de Encontro aconteceu a Mostra da Feira da Reforma Agrária, com diversos produtos das áreas de assentamentos e acampamentos do Espírito Santo e do MST a nível nacional. Produtos como o café, cachaça, geleias, licores, chocolate, fitoterápicos, plantas ornamentais, dentre outros, comporam o espaço de comercialização e exposição.

*Editado por Fernanda Alcântara