Plantando Ciranda!

Unidos do Amanhã: dez anos do enredo das crianças Sem Terrinha

“Alô, Sem Terrinha! Vamos nos unir pra lutar!”
Crianças Sem Terrinha durante gravação do CD, Plantando Ciranda 3. Foto: MST

Por Jade Percassi* 
Da Página do MST

O ano era 2013 e as crianças Sem Terrinha tinham um enorme desafio pela frente: compor músicas próprias, contando ao mundo sobre a infância Sem Terra e a vida nos acampamentos e assentamentos de todo o Brasil. 

Para os adultos então, nem se fale; precisou juntar militantes de vários setores de todas as regiões, fazer oficinas de musicalização e estudos sobre a cultura da infância, planejar direitinho como criar espaços interessantes para que nossas crianças pudessem expressar sua criatividade, interferindo o menos possível, e ao mesmo tempo trazer a musicalidade e os instrumentos para contribuir com o processo. Desse história linda, nasceu o CD Plantando Cirandas 3, com canções compostas e interpretadas pelas crianças Sem Terrinha de diversos estados, na mística da celebração de 30 anos do MST. 

Fotos: MST

No estado de São Paulo, uma das experiências aconteceu pertinho da capital, envolvendo as crianças da Comunas da Terra Irmã Alberta, Dom Tomás Balduíno e Dom Pedro Casaldáliga, e da Comuna Urbana Dom Helder Cãmara, que ficam na região da Grande SP. Naquela época, os ensaios da Unidos da Lona Preta faziam parte do calendário do Movimento, e todo ano tinha Sem Terrinha aprendendo a tocar, cantar e sambar nas comunidades por onde ela passava. 

A militância foi muito valente e logo abraçou a tarefa, tratando de mobilizar a turma, arranjar tempo e energia (porque Sem Terrinha tem de sobra) pra fazer acontecer. Reunindo as crianças em cada território ao longo de três meses, fomos conversando e anotando as palavras e as frases; quem já sabia ler e escrever logo tomou posse da caneta e do giz, e de cada comuna brotaram versos. No Encontro Regional da Militância daquele ano, em paralelo com a reunião de coordenação, as crianças juntaram as partes, e integrantes da Unidos da Lona Preta foram junto com elas ajeitando a melodia, emprestada dos enredos de anos anteriores. Do debate coletivo surgiu o trecho final, que traz a identidade das Comunas.

A gravação foi outra aventura: ensaiar o samba com as crianças em cima da “guia”, levar os equipamentos, montar o estúdio móvel do Pontão de Cultura da Rede Cultural da Terra, e só depois colocar a batucada e harmonia. Se valeu a pena? Venha ouvir pra dizer!

UNIDOS DO AMANHÃ

Samba Enredo Sem Terrinha para a Unidos da Lona Preta – 2013

A lona preta tocando
Brota semente no chão
Sem terrinha é o futuro da nação
No campo e na cidade
Tem amor e união
Dos Sem Terrinha pra fazer revolução

Tudo começou
Lá no barracão
Antes da gente nascer!
De noite a batucada
Reunia o pessoal
Marchando até a entrada
do acampamento

Era o nosso carnaval

Nascemos pra lutar
Lutamos pra vencer
Em reunião
Em mutirão
Ciranda que tem desde a ocupação
O movimento

É pra valer
No campo e na cidade somos MST
E na Comuna a gente planta sem veneno
Que é pra comida ser gostosa e fazer bem
Afasto o mato
Cavo um buraco
Põe com carinho a semente
Tem que adubar
Tem que regar

Cuidar bem assim permanente

Depois o tempo passa a gente colhe, a gente come
E começa tudo outra vez!

Acordo cedo, vejo a bandeira ao sol
De casa em casa vou chamar pro futebol
Depois de estudar
No rio vou nadar
Juntar os Sem Terrinha pra brincar
Se a lua chegar
Vamos descansar
Sonhando com a conquista que virá

Comuna porque é na comunidade a nossa história
Que agora os Sem terrinha vêm contar!

* Com a contribuição de Paula Sassaki, Laercio Moreira, Mauro Evangelista, Marilene Camargo, Maria Alves, Wanessa Sobrino, Amanda Caroline, Levi de Souza, Fabio Carvalho (e muitos outros/as companheiros e companheiras) sob a coordenação de Guê Oliveira.

**Editado por Solange Engelmann