Formação

MST realiza 18º Encontro Estadual no Espírito Santo

Atividade ocorreu de 09 a 11 de fevereiro, com cerca de 200 trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra do estado, em São Mateus
Foi um espaço de estudo, análise de conjuntura, reencontro e planejamento das lutas. Foto: MST ES

Por Karini Bergi e Mariana Motta
Da Página do MST

Com a participação de cerca de 200 delegados de trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra de todas as regiões do estado do Espírito Santo, entre os dias 09 e 11 de fevereiro, aconteceu o 18º Encontro Estadual do MST, no CEFORMA, em São Mateus (ES).

O Encontro foi um espaço de estudo, análise de conjuntura, reencontro e planejamento. Além de muita mística e confraternização, a atividade também contou com Assembleia de Mulheres, momentos com amigos e amigas, posse da nova direção estadual e a projeção das lutas em defesa da Reforma Agrária Popular no estado.

Os debates tiveram como centro a defesa da democracia, da participação social e a reconstrução do Brasil. Passaram pelas mesas lutadoras e lutadores do povo como Iriny Lopes, Camila Valadão, José Ricardo Basílio, Cássia Bechara e Adelar João Pizetta. O Encontro teve a participação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)  e também do Sindipúblicos.

Rumo aos nossos 40 anos de movimento nacional e 38 de movimento no Espírito Santo, o Encontro é um espaço de formação e consolidação da militância na estrutura organizacional do movimento. E o momento de reafirmar nosso compromisso com a luta pela terra, pela Reforma Agrária Popular e pela transformação social.

Segundo Eliandra Fernandes, da Direção Nacional do MST, a importância e a centralidade do Encontro Estadual do MST-ES foi de manter a animação e resistência nas lutas. “Nosso encontro teve o papel também de reafirmar nossa tarefa de continuar a ocupar as terras improdutivas, principalmente de empresas, que não cumprem a função social da terra. Reafirmar a nossa ação de combate à miséria e a fome, produzindo alimentos saudáveis, assim avançando com o debate da agroecologia nas nossas áreas. E também a luta pela preservação do meio ambiente, na defesa das nossas matas e florestas!”.

Como parte dos frutos da luta pela terra e pela transformação social, durante os três dias de Encontro aconteceu a Mostra da Feira da Reforma Agrária, com diversos produtos das áreas de assentamento e acampamentos do Espírito Santo e também do MST em nível nacional. Produtos como café, cachaça, geleias, licores, chocolate, fitoterápicos, plantas ornamentais, dentre outros, estiveram presentes no espaço de comercialização e exposição.

*Editado por Solange Engelmann