Formação

Juventude Sem Terra da região Sul realiza 10ª edição do curso Ernesto Che Guevara

O curso tem por objetivo avançar na formação política do jovens do PR, SC e RS
Grupo de pessoas sentadas ao redor de uma mesa

Descrição gerada automaticamente
10ª turma Che em leitura coletiva. Foto: Leonardo/ Comunicação do MST no PR.

Por Coletivo de Juventude e Setor de Comunicação MST na Região Sul
Da Página do MST

“Enquanto o legado de che viver, arderá em nosso coração a chama da revolução!”

10ª Turma do curso de formação regional Che Guevara

A formação é um dos princípios do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e a juventude Sem Terra contribuiu na construção deste princípio. Na região Sul, o Coletivo de Juventude desenvolve o Curso Regional de Formação Ernesto Che Guevara que busca formar politicamente jovens de assentamentos e acampamentos dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Construído a partir da necessidade de organizar a juventude enquanto região, o Curso Che ganha essa identidade no ano de 2011.  E desde então, a cada edição se reformula a partir dos desafios e especificados de nossos jovens Sem Terra. Chegando a sua 10ª edição, após a interrupção de 2 anos, causada pela Pandemia do Covid-19. O curso contou com a participação de 40 jovens e aconteceu de 23 de janeiro a 08 de fevereiro de 2023, sendo sediado no instituto Josué de castro (IEJC) localizado no Assentamento Filhos de Sepé Viamão/RS.

O objetivo da atividade foi avançar na formação política da juventude Sem Terra, potencializando a inserção nos setores e atividades do MST, assim como fortalecimento e multiplicação dos coletivos de juventude nos estados. Toda a formação percorreu a vida e Legado do comandante Che Guevara, buscando inspirar a juventude a “ser como Che”, um jovem revolucionário.

Durante os 17 dias de atividades a juventude esteve recebendo formação alinhada aos princípios e valores de nossa organização, assim como, ao nosso programa de Reforma Agrária Popular. Diversos momentos de debate, diálogo e planejamento foram forjados para estímulo e exercício de reflexão sobre o atual contexto que vivemos e a importância do papel enquanto juventude, além dos desafios político-organizativos que temos a enfrentar coletivamente.

Formações teóricas e práticas

Temas como a produção agroecológica e a inserção da juventude nas cooperativas de produção foram pautas do diálogo, entende ser necessário o avanço nas experiencias produtivas e de geração de renda com e para a juventude que vive no campo, passando pela produção, agroindústrias e para além pensando possibilidades da permanência e vivência do jovem nos assentamentos. Buscando fazer o diálogo da práxis, a juventude foi a campo, experienciar e visitar as áreas de produção livres de agrotóxicos e cooperativas do Assentamento Filhos de Sepé, espaços estes onde a juventude é inserida no processo.

Visita as experiências de Agroecologia, feiras e grupo de mulheres. Foto: Lulane Taíssa Santos de Bortoli.
Experiências de Agroecologia, “A diversidade é o nosso fertilizante” Foto: Lulane Taíssa Santos de Bortoli.

Na perspectiva de Gênero, feminismo e luta de classes, foram desenvolvidos trabalhos desde o autoconhecimento até aos cuidados coletivos. Promovendo o debate e desnaturalização da cultura patriarcal.

Oficinas temáticas dialogaram na prática as ideias colocadas no curso. O objetivo foi o resgate a arte e a cultura que o movimento sempre carregou nesses quase 40 anos de trajetória.

Grupo de pessoas sentadas na grama

Descrição gerada automaticamente
Atividade de relaxamento e cuidado coletivo, Foto: comunicação curso Che.

O curso chega ao final com uma linda mística de envio, onde a juventude firmou o compromisso, fazendo o plantio de uma árvore, lendo a carta Nacional da juventude, rumo aos 40 anos e colocando em seus dedos o anel de coco, simbolizando o compromisso com a luta, com a classe trabalhadora e com o legado de Che Guevara.

Como dito por Che “ o conhecimento é responsabilidade” embalados pelo compromisso e animação a juventude Sem Terra da região Sul retorna para a base com uma carga muito maior de conhecimento para então  transformar a realidade em que vivem. 

Juventude em luta pela terra e soberania popular!

Mesa com panfletos e folhetos informativos

Descrição gerada automaticamente
Simbologias e mística. Foto: Leonardo/ Comunicação do MST no PR.
Uma imagem contendo pessoa, no interior, mulher, frente

Descrição gerada automaticamente
Foto: Leonardo/ Comunicação do MST no PR.
Mulher sentada em uma cadeira

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Foto: Leonardo/ Comunicação do MST no PR.

*Editado por Fernanda Alcântara