Mobilização

Combate à fome: sessão especial na Alerj repercute Campanha da Fraternidade deste ano

Evento, organizado pelo mandato da deputada Marina do MST, acontece no Plenário da Casa, na próxima segunda (6)
Atualmente mais de 33 milhões de brasileiros não têm garantida a alimentação. Foto: Mauro Pimentel/AFP

Do Brasil de Fato/Rio de Janeiro (RJ)

Na próxima segunda-feira (6), uma sessão especial acontece na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para repercutir a Campanha da Fraternidade deste ano. O evento, organizado pelo mandato da deputada estadual Marina do MST (PT), tem início às 18h, no Plenário do Edifício Lúcio Costa, na rua México, 125, no centro do Rio. 

Segundo a parlamentar, o combate à fome é prioridade absoluta do seu mandato no estado. “Nós entendemos que sociedade, parlamentares e movimentos sociais têm de estar juntos e pensar ações coletivas fraternas e interreligiosas para a mudança dessa situação. Nosso compromisso de lutar para a garantia de que todos tenham pelo menos três pratos de comida em sua diariamente”, disse em nota enviada à imprensa.

A Campanha da Fraternidade de 2023 foi lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na última quarta-feira (22). O tema deste anos é “Fraternidade e fome”, juntamente com o lema “Dai-lhes vós mesmo de comer” (Mt 14,16).

Conforme a CNBB, o agravamento da segurança alimentar e nutricional em todo o país motivou a escolha do tema, pois de acordo com o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19, lançado em 2022, atualmente mais de 33 milhões de brasileiros não têm garantida a alimentação.

A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela CNBB no período da Quaresma. A cada cinco anos é promovida de forma ecumênica em conjunto com outras denominações cristãs.

Edição: Mariana Pitasse