Tortura policial

MST presta solidariedade ao guerreiro Galo e família

Repudiamos veementemente a tortura, as violências e exigimos justiça para Galo! Fascistas não passarão!
Queimaduras em Paulo Galo após tortura policial – Foto: arquivo pessoal

Da Página do MST

O MST presta todo apoio e solidariedade ao companheiro e ativista Paulo Galo, por ter sido brutalmente espancado e queimado por policiais, após abordagem enquanto dirigia uma moto em São Paulo.

Mesmo após a ocorrência de tortura sofrida por agentes do Estado, Galo e sua família foram ameaçados, o que retardou a denuncia pública do ocorrido, que veio a tona neste sábado (4), após duas semanas do ocorrido.

Além de líder do movimento dos Entregadores Antifascistas, Galo também liderou o ato da Revolução Periférica, que ateou fogo na estátua do escravagista Borba Gato, na zona sul de São Paulo em 2021.

O ato simbólico da queima da estátua de Borba Gato, foi feito em protesto contra a idolatração do responsável por inúmeras violências, morte e escravização de milhares de indígenas e negros que eram caçados por bandeirantes no Brasil.

Após a queima da estátua, Galo entregou-se voluntariamente à polícia, foi preso e respondeu judicialmente pelo protesto. 

Mesmo assim, os policiais que torturaram Galo, justificaram queimá-lo como represália por ter ateado fogo na estátua, além de pedir para que o mesmo fizesse o “L”, enquanto sofria as violências. Em uma clara referência ideológica e fascista que os levou a realizar a tortura.

É inadmissível que após séculos de escravismo no país, pessoas negras, periféricas e a classe trabalhadora como um todo, continuem sofrendo das mesmas violências da colônia chamada Brasil.

Repudiamos veementemente a tortura, as violências e exigimos justiça para Galo!

Fascistas não passarão!

Direção Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

4 de março de 2023