Comida de Verdade!

10 motivos para você consumir o arroz agroecológico do MST

Confira 10 motivos para você e sua família consumir o Arroz Agroecológico do MST
Foto: Alex Garcia

Por Rafael Soriano
Da Página do MST

Os produtos orgânicos e agroecológicos produzidos e comercializados pelas famílias Sem Terra estão nas mesas no campo e na cidade! Citado até em debates presidenciais, o Arroz Agroecológico do MST é destaque internacional e compõe todo dia em vários lugares do país o prato preferido do brasileiro, o bom feijão com arroz.

Confira 10 motivos para você e sua família consumir o Arroz Agroecológico do MST:

1. É a maior produção de arroz orgânico da América Latina!

De acordo com Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o MST é considerado o maior produtor de arroz orgânico da América Latina, e segue nessa posição há mais de 10 anos. Na última safra, foram mais de 15,5 mil toneladas, cerca de 310 mil sacas de 50 kg do produto.

Foto: Alex Garcia

2. Saúde para você e sua família

A frase “você é o que você come” nunca esteve tão certa. O resultado disso vai além dos quilos extras:  maneira errada de se alimentar pode implicar riscos à saúde. Uma dieta que insira alimentos orgânicos tem o poder de evitar consumo de substâncias que prejudicam o corpo, além do meio ambiente, como agrotóxicos, trazendo mais saúde para você e sua família!

3. Combate o modelo do agronegócio

Ao produzir de uma forma oposta ao agronegócio, a produção camponesa demonstra que este é um modelo falido que somente depreda a terra e esgota os bens da natureza, escravizando nosso povo. Superar o agronegócio é um caminho sem volta.

Foto: Alex Garcia

4. Arroz transgênico pode gerar câncer!

A transgenia é o processo em que ocorre a manipulação genética de um gene externo, que é implantado no DNA de uma planta. Diversos estudos apontam a toxidade do consumo de transgênicos para o ser humano, com aumento nas taxas de câncer na população exposta a estes produtos geneticamente modificados. 

5. Agroecologia como estratégia

A Agroecologia é o caminho escolhido pelo MST! É uma estratégia apontada para a superação não somente do modelo agrícola, mas do modo de vida e exploração que o capitalismo e o agronegócio trazem. Baseado em saberes tradicionais, aliado ao avanço das tecnologias, é possível produzir alimento saudável e proteger o meio ambiente ao mesmo tempo! #AgroecologiaÉOCaminho

Foto: Alex Garcia

6. Ajuda a preservar os solos e as águas de contaminação

Com isso, o MST joga diretamente com a sobrevivência do planeta. Os povos do mundo têm a capacidade de resfriar o clima e combater o aquecimento global causado pelo modelo industrial, e isso somente é possível com a produção agroecológica que preserva a natureza e a saúde das pessoas e do planeta.

7. Pode ser encontrado a um clique na rede Armazém do Campo

O arroz orgânico do MST está à venda através da Rede Armazém do Campo, presente em mais de 27 pontos de venda em todo país. Este e outros produtos cultivados pelas famílias do MST estão a um clique: https://armazemdocampo.shop/ e https://terralivre.coop.br (clique para adquirir!)

Foto: Alex Garcia

8. Histórico: são 20 anos de Festa da Colheita

A popular Festa da Colheita do Arroz Agroecológico, celebrada por assentadas e assentados do MST, chega à sua 20ª edição neste mês de março. São 20 anos fortalecendo a Reforma Agrária Popular a partir da organização das famílias camponesas. 

9. Fortalece a cooperação

Foto: Alex Garcia

A produção do arroz agroecológico do MST no RS é coordenada por nove cooperativas. Em todo o estado, a produção do alimento é feita por 296 famílias, em 14 assentamentos, que se dividem em 11 municípios gaúchos das regiões Metropolitana, Sul, Centro Sul e Fronteira Oeste.

10. É do MST

Foto: Alex Garcia

Ao apoiar o MST, você está contribuindo para a luta pela Reforma Agrária Popular, com a distribuição de terras de forma democrática e mais direitos para o povo do campo. São quase 40 anos em defesa do sonho de famílias por terra, para quem nela trabalha e um Brasil mais justo.

*Editado por Solange Engelmann