Memória

Exposição de imagens históricas do MST “Rumo aos 40 anos” circula o mundo

Exposição itinerante já foi exposta no Brasil e na Venezuela, e tem previsão de passar pela Alemanha, Argentina e EUA
O objetivo é celebrar os “40 Anos do MST” e expressar através de imagens, o espírito dessa trajetória. Foto: Arquivo e Memória

Da Página do MST

Para celebrar os 40 anos do MST, a ser completado por uma das mais importantes organizações populares de trabalhadores Sem Terra da América Latina e do mundo em janeiro de 2024, o MST organiza e coloca em prática, durante todo o anos de 2023, um conjunto de atividades no Brasil e em outros países, que carregam a mística e a simbologia de luta e resistência dos Sem Terra em quatro década de luta.

Entre as atividades de celebração em torno da data, o MST está organizando uma Exposição com fotos históricas que retratam vários aspectos da luta pela terra, pela Reforma Agrária Popular e por transformações social, que o Movimento vem travando há mais de 39 anos no Brasil. O objetivo da Exposição é celebrar os “40 Anos do MST” e expressar através de imagens, o espírito dessa trajetória. E ao mesmo tempo, ir motivando a sociedade e, principalmente, os movimentos populares do Brasil e do mundo e parceiros de luta para as comemorações em torno dessa data tão simbólica para toda classe trabalhadora.

No último domingo (05), a Exposição esteve na Venezuela, durante a festa de celebração do 14° aniversário da Comuna Socialista El Maizal, na região centro ocidente, Estado de Lara, na Venezuela. A Exposição foi montada pela primeira vez, na Reunião da coordenação nacional do MST, em janeiro deste ano, em Luziânia (GO). A previsão é que ela circule o mundo durante este ano, com montagem em outros países, como Venezuela, Alemanha, Argentina e EUA.

Exposição na Reunião da Coordenação Nacional do MST, Luziânia-GO, jan. 2023. Foto: Arquivo e Memória

“Foi um dia de muita emoção e muita mística revolucionaria, revivendo a trajetória e a luta dos comuneiros e das comuneiras em seu processo de organização popular. Se une a esta mística a mobilização do povo comuneiro pelos 10 anos da Siembra do Comandante Hugo Chávez, momento que os Venezolanos revivem profundamente o amor e o afeto e reafirmam o compromisso com a Revolução Bolivariana dizendo que a forma mais concreta de ser leal a Chávez é seguir construindo comunas e fortificando seu legado.”, afirmaram membros da Comuna Socialista El Maizal, em ocasião da exposição do MST “Rumo aos 40 anos”, que ocorreu paralelo ao um forum temático sobre “la ruta dé Chávez: un camino de organización y resistencia”.

A Exposição vai seguir um caminho itinerante com o intuito de alcançar um maior número de pessoas em território nacional e internacional, pois o MST entende que esse espírito de organização e luta, que o Movimento construiu ao longo desses quase quarenta anos, poderá reverberar nos corações revolucionários da classe trabalhadora pelo mundo.

Montagem

A idealização e montagem da exposição é coordenada pela Equipe Nacional de Arquivo e Memória do MST, que pensando na data de comemoração dos quarenta anos do MST selecionou 24 fotos históricas de todos os estados em que o movimento é atuante, “para serem expostas em um ambiente que remetesse aos nossos acampamentos e que contasse a história de lutas e conquistas desses quarenta anos do Movimento”, explica informe da Equipe de Arquivo e Memória.

Fotos: Arquivo e Memória


*Editado por Gustavo Marinho