Prisão Política

Entidades, movimentos e partidos políticos denunciam prisão ilegal de líder palestino

O presidente do Instituto Brasil-Palestina, Ahmed Shehada foi detido na quinta-feira (16), no aeroporto de Tocumen, Panamá
Ahmed Shehada. Foto: Reprodução

Da Página do MST

Diversas organizações, movimentos populares e partidos políticos do Brasil e da América Latina denunciam a detenção ilegal do presidente do Instituto Brasil-Palestina, Ahmed Shehada, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (16) no aeroporto de Tocumen, pela imigração do Panamá.

Ahmed teve o passaporte brasileiro recolhido por autoridades do serviço de imigração do Aeroporto, quando fazia uma conexão com destino a Bogotá, capital da Colômbia, onde participaria de encontro da diáspora palestina.

Ele é um cidadão brasileiro de origem Palestina, um médico que vive no Brasil há décadas, e possui família e passaporte brasileiros, por isso não pode ser deportado para outro país. O Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha determinou a Assessoria Internacional da Secretaria de Relações Institucionais para cuidar do caso. A Embaixada do Brasil no Panamá também foi mobilizada.

A Federação Árabe Palestina do Brasil (FEPAL) denuncia que o líder está sendo submetido a interrogatório pela CIA. “Lhe retiveram o passaporte e outros pertences e o submeteram a interrogatório comandado e executado por agentes estadunidenses, seguramente da famigerada e conhecida máquina de golpes e assassinatos denominada CIA, o serviço de “inteligência” exterior dos EUA”, denuncia a entidade.

Quintal dos EUA, o Panamá é um Estado que está sob forte influência de Israel, parceiro dos estadunidenses. A preocupação é que a prisão ilegal culmine no sequestro de Ahmed por oficiais do Apartheid Israelense, que regularmente realizam ações desse tipo em outros países.

Ahmed Shehada é cidadão brasileiro e não pode ser deportado para outro país. Foto: Reprodução

Confira nota na íntegra:

Líder Palestino detido Ilegalmente no Panamá

As entidades, movimentos e partidos políticos que subscrevem esta nota, denunciamos que autoridades de imigração do Panamá prenderam ilegalmente o presidente do Instituto Brasil-Palestina (Ibraspal), Ahmed Shehada, na noite de quinta-feira (16), e retiraram seu passaporte brasileiro, enquanto ele estava no Aeroporto Internacional de Tocumen (PTY), antes de completar sua viagem à Colômbia, para participar da segunda conferência da Federação Palestina na América Latina, que será realizada de 17 a 19 de março em uma cidade da cidade colombiana de Barranquilla.
Dr. Ahmed Shehada é um médico brasileiro de origem palestina em pleno gozo dos seus direitos civis. A imigração panamenha alega motivação “política” para sua prisão. Sabemos que é pelo fato do Dr. Ahmed Shehada ter uma vida dedicada à luta de libertação do povo palestino e denunciar enfaticamente os crimes, as violações e usurpações de “Israel” contra palestinos.
O Dr. Ahmed Shehada está privado de contato desde às 10h26 desta sexta- feira (17). No último contato, relatou que seria levado para novo interrogatório. E que os agentes da imigração estavam tentando por todos os meios apreender o seu telefone celular.
Conclamamos a todos os movimentos, entidades e pessoas solidárias com a justa luta do povo palestino que cobrem do Governo Brasileiro uma atitude de Estado contra o sequestro do Dr. Ahmed Shehada pelos órgãos de inteligência do Panamá, subservientes à CIA e Mossad.
Brasil, 17 de março de 2023.

  • Instituto Brasil-Palestina (Ibraspal);
  • Instituto Razan Al Najjar – São Luís, MA;
  • Juventude SANAUD;
  • Comitês Islâmicos de Solidariedade – CIS
  • Centro Cultural Árabe Palestino de São Paulo
  • Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra – MST
  • Jornalistas Livres
  • Portal Desacata
  • Los Otros Judios
  • Amigos da Palestina
  • Movimento Bem Viver
  • Partido dos Trabalhadores – DF
  • Comitê Anti-imperialista General Abreu e Lima
  • Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta Pela Paz – Cebrapaz
  • Movimento Brasil Popular.