MST e Futebol

13° Torneio de Futebol da Reforma Agrária e os 27 anos de luta no Alto Sertão Sergipano

Evento reafirma importância da Reforma Agrária também no Esporte
Foto: Edilson Silva

Por Joana Vieira*
Da Página do MST

Muito futebol, integração e alegria marcaram o 13° Torneio de Futebol da Reforma Agrária, no Projeto de assentamento Jacaré Curitiba, que foi realizado nos dias 18 e 19 de março. A data foi escolhida em homenagem à grande ocupação que mudou a realidade do Alto Sertão Sergipano, e contou com a participação de 28 equipes de futebol masculino. E, em homenagem ao mês das mulheres, a abertura teve a ilustre presença de dois times femininos do assentamento Queimada Grande e Povoada Capim Grosso, tendo como vencedoras as mulheres do time de Capim Grosso.

O encontro esportivo promoveu cultura, celebração e resistência, e também foi um momento de reviver o marco histórico. Desde o 12 de março até hoje, a organização enfatizou a importância de comemorar os 27 anos de luta e resistência dos trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra, mostrando os avanços em vários setores da região, pois a Reforma Agrária não traz benefícios só para os envolvidos em sua construção, mas também para as pessoas da cidade, pois consomem alimentos saudáveis e acessíveis.

O evento também teve como premiação de R$ 3.000,00 para o vencedor do torneio, o time do assentamento Canadá; o 2° lugar ficou com a Juventude; o 3° lugar para o time do assentamento Cuiabá; e em 4° lugar 500,00 o time do assentamento Che Guevara. O torneio da Reforma Agrária é mais uma das ações do MST que combina campo e cidade, formação e diversão, demonstrando que futebol e formação pode dar jogo.

Foto: Edilson Silva

*Joana Vieira é filha de assentada e graduada em Letras

**Editado por Fernanda Alcântara