Denúncia

Nota de Repúdio do MST no Rio Grande do Sul

Prefeitura de Candiota enviou brigada militar retirar a máquina de fazer açude sem ter atendido a demanda do assentamento
Foto: Divulgação MST no RS

Da Página do MST

A direção do MST no RS e as famílias assentadas da região da campanha (Candiota, Hulha Negra e Aceguá) repudiam duas ações ocorridas nesta semana no município de Candiota. No dia 21/03 (terça-feira), um grupo de vereadores de Bagé, Pinheiro Machado, Hulha Negra, Candiota, Aceguá e Dom Pedrito se reuniram para pedir mais segurança no campo por possível ocupações do MST; No dia 22/03 (quarta-feira), no assentamento de Companheiros de João Antônio, a prefeitura de Candiota não dialogou com as famílias e mandou brigada militar retirar a máquina de fazer açude sem ter atendido a demanda do assentamento.

Esta região tem quase 2.200 famílias assentadas e há mais de 35 anos está no processo de Reforma Agraria, produzindo, pagando impostos e gerando renda com sua produção agrícola e pecuária. Além disso, ajudando a desenvolver a região sul através recursos públicos, que vem para a Reforma Agrária, e que são colocadas nos municípios, como por exemplo luz para todos, melhoria nas estradas, programas de agua etc.

Não aceitaremos este tipo de desrespeito com as famílias assentadas e com a luta que travamos há 40 anos pelo direito a terras que não cumprem sua função social.

Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra