Diversidade

Feira Esquerda Livre volta à Ocupação 9 de Julho em SP

A 12ª edição do evento acontece no próximo sábado (01), das 10h às 18h e é aberto ao público
Foto: Fábio Henrique

Por Diógenes Rabello
Da Página do MST

A Feira Esquerda Livre chega novamente à Ocupação 9 de Julho, no dia 1 de abril, das 10h às 18h. É a terceira vez que o evento acontece neste local, marcando a 12ª edição do evento, em São Paulo.

Caracterizada pela diversificação e inclusão, a Feira Esquerda Livre reúne pessoas de todas as faixas etárias, gêneros, orientações sexuais, etnias e classes sociais.

A diversidade é a nossa maior força. É por meio do diálogo, do respeito e da colaboração que se constrói um mundo mais justo e igualitário”, afirma Camila Patah, expositora e uma das organizadoras do evento.

Além da exposição dos produtos, a Feira também conta, a cada edição, com mais variedades de atividades, apresentações culturais, exposição de artesanato, literatura e gastronomia. Entre os produtos comercializados, estão: bebidas artesanais (vinhos, cachaças, licores), comidas diversas, com opções veganas e vegetarianas, doces, calçados, peças do vestuário (autorais) e muitas opções em brechós, perfumaria, essências para o ambiente, bijuterias artesanais, artigos de decoração, sexy shop, crochê, macramê, bordado, terrário, plantas, saboaria e cerâmica, entre muitos outros.
Entre os artistas convidados está Tom Sapiranga, cantor, compositor e multi-instrumentisa baiano, radicado em São Paulo e parceiro de grandes nomes da MPB como Margareth Menezes, Zeca Baleiro, Xangai e outros. Tom Piranga traz para a Feira Esquerda Livre o show Eletro Baião.

Fotos: Fábio Henrique

Histórico das edições

• Natal/dezembro 2021 – Sindicato dos Comerciários
• Abril/2022 – Sindicato dos Comerciários
• Maio/2022 – Sindicato dos Comerciários
• Junho/2022 – Edição Junina – Sindicato dos Comerciários
• Julho/2022 – Festival de Inverno – Sindicato dos Comerciários
• Agosto/2022 – Galpão do Armazém do Campo do MST
• Setembro/2022 – Quadra Sindicato dos Metroviários e Galpão do Armazém do Campo do MST
• Novembro/2022 – Ocupação 9 de Julho
• Dezembro/2022 – Sindicato dos Comerciários, Gastronômica – Ocupação 9 de Julho e Galpão do Armazém do Campo do MST
• Fevereiro/2023 – Esquerdinha Livre Ilú Obá De Mim – Matinê de carnaval do Galpão do Armazém do Campo do MST

Os locais de realização da Feira Esquerda Livre, todos, não por acaso, são ícones das lutas das trabalhadoras e trabalhadores e são também a casa da Feira Esquerda Livre. “São lugares cercados de simbologia e importância, que corroboram com o que a Feira Esquerda Livre tem de mais precioso: a colaboração, a solidariedade e a parceria entre pessoas”, destaca Camila Patah.

*Editado por Solange Engelmann