Comida de Verdade!

Governo deve lançar programa nacional para produção de alimentos saudáveis em maio

Intenção é incentivar produção sem agrotóxicos e conter a queda na diversidade do que é plantado no Brasil

Por Nara Lacerda
Do Brasil de Fato | São Paulo (SP)

A secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Fernanda Machiaveli, informou que o governo federal pretende lançar um programa para a produção de alimentos saudáveis em todo o território nacional. O anúncio foi feito durante o seminário “Direito Humano à Alimentação Adequada, Agroecologia e Saúde: políticas públicas de futuro”, realizado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e a nova política será oficializada em maio, na apresentação do Plano Safra de 2023.

A intenção é garantir mais incentivos à produção orgânica, sem agrotóxicos e agroecológica, que é majoritariamente protagonizada pela agricultura familiar no Brasil. O governo também pretende reverter a redução da diversidade do que é produzido no Brasil.

Nos últimos anos, o país tem diminuído a área destinada a alimentos tradicionais da cultura culinária nacional, como o feijão, o arroz e a mandioca. Do outro lado, aumenta o espaço para commodities como soja, milho, cana e carne.

Em entrevista para a Agência Brasil, Machiaveli disse que o programa “terá uma visão de estímulo à produção de um alimento saudável, que vem da agroecologia, da agricultura familiar, que é produzido de forma sustentável e saudável”.

Ela informou ainda que o governo federal atua para reestruturar a política nacional do setor. Na semana passada, um grupo de trabalho foi montado para reconstituir a Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, com prazo de 45 dias.

O comitê interministerial de Agroecologia também está em processo de reconstituição e deve ter uma primeira reunião nos próximos dias.

Com informações da Agência Brasil

Edição: Nicolau Soares